5 ações de endomarketing para aproveitar a Copa do Mundo na empresa

Já sabe o que fazer para aproveitar a Copa do Mundo na empresa? Veja nossas sugestões de ações de endomarketing e marque um golaço de engajamento!

A Copa do Mundo já está quase aí! O clima de torcida envolve até mesmo aqueles que não entendem muito sobre futebol. É um assunto evidente em locais públicos, anúncios, decorações, promoções e em rodas de conversa.

Se esse é o assunto do momento, por que não aproveitá-lo para engajar seus colaboradores com ações de endomarketing?

Exemplos práticos de ações para a Copa do Mundo na empresa

Datas comemorativas e eventos populares podem ser uma ótima ferramenta para motivar e engajar a equipe de trabalho. No caso da Copa do Mundo na empresa, usar a questão da atuação em conjunto e a união de todos por um objetivo em comum facilita a compreensão da mensagem transmitida. Até mesmo porque, geralmente, assimilamos mais rapidamente quando o tema é familiar, e o futebol pode cumprir este papel.

Pensando nisso, listamos 5 ações de endomarketing para você marcar um golaço de engajamento em sua empresa. E a maioria delas cabe em qualquer orçamento! Confira:

1. Faça sua Copa interna

Promova um campeonato interno, em que os colaboradores representem seleções mundiais. Se a estrutura permitir, ofereça uniformes aos jogadores e agende as partidas para datas em que as famílias possam acompanhar.

2. Monte um local para torcida

Uma boa ideia é transformar o refeitório ou a sala de convivência em um “espaço do torcedor”! Especialmente se sua empresa não planeja liberar os funcionários para que assistam os jogos em outros lugares.

Itens para decoração de Copa é o que não falta no mercado. É possível, até mesmo, pedir para que os próprios colaboradores tragam objetos que eles tenham em casa relacionados a futebol.

3. Promova a solidariedade

Que tal canalizar toda a vibração do futebol para atos de responsabilidade social?

Você pode criar um bolão solidário, em que os funcionários montam equipes e a inscrição seja a doação de alimentos para uma entidade beneficente, por exemplo. O time que arrecadar mais pode ganhar ingressos para o cinema ou um jantar especial.

4. Crie um álbum com a sua equipe

Febre durante a Copa do Mundo, o álbum de figurinhas com os jogadores de cada seleção também pode ganhar a cara da sua empresa.

Para conseguir as figurinhas, os participantes podem passar por um quiz ou atingir determinadas metas. Assim, você aproveita o momento para reforçar os valores e objetivos da organização.

5. Use e abuse da comunicação

Comunicados, resultados ou o próprio placar das ações executadas conforme os exemplos acima podem estimular as pessoas e criar maior engajamento entre os colaboradores.

São diversos os meios que a empresa pode optar, mas sem dúvida o meio digital é uma boa sugestão para facilitar e agilizar o repasse dessas informações.

A TV corporativa, por exemplo, é um meio interessante para divulgar as ações da Copa do Mundo na empresa. Com ela, é possível mesclar conteúdos internos com alguns do próprio evento. Veja algumas ideias de como utilizar essa ferramenta:

  • Use templates apresentando os funcionários como se fossem jogadores de futebol, informando seu nome, o setor onde trabalha e uma frase;
  • Faça um quiz temático, em que os colaboradores devam adivinhar o esporte ou time favorito de seus colegas;
  • Mostre curiosidades sobre a Rússia, país sede da Copa;
  • Divulgue os horários e resultados das partidas.

Leia também: Fuja do comum: 5 ideias para inovar a TV corporativa


São muitas as alternativas para aproveitar a Copa do Mundo na empresa e promover ações de endomarketing, não é mesmo? Estamos na torcida para que você encontre as melhores para motivar sua equipe!

Gostou desse artigo? Então, aproveite para conferir como a motivação nas organizações influencia o valor da marca. Até a próxima!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *