O que é a convergência tecnológica e como ela impacta a sua empresa?

Quando falamos de convergência tecnológica, tratamos de tendências de mercado que merecem cada vez mais atenção por parte das organizações, com grande destaque para área de TI.

Para que você entenda mais sobre o assunto, mostraremos as formas como a convergência tecnológica impacta a sua empresa. Entenda agora como ela contribui, de fato, para o seu trabalho.

O que é convergência tecnológica?

Para muitos especialistas, o progresso na tecnologia é medido atingindo fins com menos recursos: tempo, energia, dinheiro e assim por diante. Quando um único dispositivo ou peça de tecnologia consegue completar mais de uma tarefa, temos o que chamamos de convergência tecnológica.

Um smartphone comum é um ótimo exemplo: se antes os telefones eram usados ​​exclusivamente para fazer e receber chamadas telefônicas, os aparelhos que usamos hoje permitem trocar mensagens instantâneas, reproduzir e gravar fotos e vídeos, acessar a internet e muito mais.

Antes da convergência de rede, por exemplo, muitos serviços usavam diferentes infraestruturas para se conectar aos servidores. Hoje, consumidores, empresas e instituições usam uma coleção expandida de tipos de mídia. Essa concentração de tecnologia em múltiplos fluxos permite uma abordagem muito mais diversificada.

Como a convergência tecnológica impacta as empresas?

A convergência de tecnologias permite que empresas de diferentes portes acelerem sua transformação digital.

No centro dessa revolução, segundo analistas de institutos de pesquisas como Gartner e IDC, existem 4 tecnologias que são o alicerce para a migração de empresas para o mundo digital: Big Data, Cloud Computing, mobilidade e redes sociais. São fundamentais em qualquer negócio que deseje se adaptar às transformações da nova economia.

De acordo com a consultora IDC, os investimentos em tecnologias e serviços relacionadas a essas 4 tendências crescerão cerca de 75% até 2019 — o dobro da taxa do mercado total de TI.

Entre os principais impactos que essa prática causa nas organizações está a transformação digital dos negócios, reduzindo os custos das operações e gerando mais vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Tudo isso faz com que o negócio cresça, de forma disruptiva, em todos os setores.

As inovações trazidas pela convergência tecnológica fazem ainda com que as empresas tenham uma infraestrutura mais moderna. Isso permite que os negócios tenham uma infraestrutura interna de alto nível, garantindo automação de processos, performance, segurança, flexibilidade e escalabilidade a custos acessíveis.

Como tirar proveito da convergência tecnológica?

Você pode adotar imediatamente um plano de ação para tirar proveito das vantagens da convergência de tecnologias. Veja, a seguir, algumas de nossas sugestões:

  • Verifique permanentemente o que pode ser integrado — seja na própria estrutura da sua empresa, seja nos serviços relacionados a fornecedores e parceiros;
  • Observe quais informações contribuem para um ROI positivo da organização;
  • Fique de olho nas tendências de TI, buscando por referências como este artigo e os relatórios de consultorias especializadas;
  • Sempre que possível, busque apoio especializado em TI.

Percebeu como você tem muito a ganhar com a convergência tecnológica? Caso precise organizar sua TI de maneira inteligente e tornar a sua empresa mais competitiva, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *