Qual a influência do controle de contratos no setor de compras?

O controle de contratos é fundamental para uma boa gestão do setor de compras. Um contrato mal administrado, sem a devida revisão ou monitoramento, por exemplo, pode trazer grandes impactos negativos para a cadeia de suprimentos.

Além disso, pode prejudicar os mais diversos setores da empresa, principalmente as áreas administrativa e financeira. Isso porque a falta de controle de contratos abre espaço para problemas relacionados a prazos, prejuízos financeiros e riscos para o fluxo de processos e atividades da empresa.

Pensando nisso, mostramos a seguir de que forma o controle de contratos influencia o setor de compras e como ele é importante para a sua gestão. Confira!

 

O impacto do controle de contratos no setor de compras

Segurança na prestação de serviços

Um bom controle de contratos pode garantir maior segurança na prestação de serviços. Afinal, você terá:

  • Mais controle dos prazos das entregas;
  • Melhor gestão de estoque;
  • Melhor acompanhamento do nível de qualidade do serviço;
  • Garantia do cumprimento dos termos contratuais.

Com uma gestão de contratos eficiente, o setor de compras assume um papel de grande responsabilidade nos processos de aquisição de produtos e serviços. O gestor poderá, por exemplo, otimizar as compras, avaliar a necessidade de renovação ou rescisão dos contratos, ajustar previamente novas aquisições e, consequentemente, assegurar a boa prestação dos serviços.

Diminuição de custos desnecessários

A falta de controle de contratos é um dos principais fatores que podem gerar gastos e prejuízos para uma empresa. Isso porque a má administração desses documentos podem resultar em alguns problemas, como:

  1. Atrasos nas entregas;
  2. Falta ou excesso de insumos no estoque;
  3. Pagamentos atrasados.

Tudo isso acarreta prejuízos, como multas e juros, o que interfere nos resultados da empresa. 

Por isso, um controle de contratos eficiente é fundamental para evitar custos desnecessários e reduzir desperdícios, além de melhorar o planejamento orçamentário, contribuindo para a saúde financeira dos negócios.

Gestão do trabalho de fornecedores

Um controle de contratos eficiente também é fundamental para o desenvolvimento da gestão do trabalho de fornecedores. Quando o setor de compras estabelece um relacionamento sólido, colaborativo e saudável com seus parceiros, os processos se tornam mais integrados e transparentes.

Além disso, com o monitoramento e controle de contratos, o setor de compras pode avaliar o desempenho dos fornecedores, além de verificar se todas as obrigações contratuais estão de fato sendo cumpridas.

Ao analisar o trabalho dos parceiros e mensurar o desempenho por meio de KPIs, você pode obter dados relevantes e insights, tornando a sua gestão ainda mais estratégica.

Decisões estratégicas no setor de compras

Com o controle dos contratos, a gestão de compras se torna não só mais eficiente como também mais estratégica. Com acompanhamento de todo o ciclo de vida dos contratos, é possível, por exemplo, fazer melhores negociações e assegurar o correto recebimento dos materiais adquiridos.

Essa ampla visão do fluxo contratual permite ao gestor identificar os pontos de melhorias nos processos de compra, resolver falhas e gargalos para alinhar melhor as expectativas com os fornecedores.

Aplicando isso, como os dados e as informações se tornam mais visíveis e transparentes na gestão, o setor de compras consegue tomar decisões mais estratégicas e acertadas.

Confiabilidade nas questões jurídicas

Outro impacto positivo de um bom controle de contratos é a confiabilidade nas questões jurídicas. Principalmente se realizado com um apoio jurídico, esse controle garante que a empresa esteja sempre em conformidade com a lei.

E isso tem impacto direto no setor de compras, pois, se um contrato estiver inadequado ou possuir brechas, abre espaço para:

  • Conflitos com os fornecedores;
  • Riscos de prejuízos;
  • Comprometimento da imagem da empresa;
  • Problemas judiciais.

Por isso, o controle de contratos atua também na prevenção de incidentes jurídicos, contribui para a elaboração de cláusulas mais adequadas e garante maior segurança jurídica nas transações realizadas com os fornecedores.

Como você viu, um controle de contratos eficiente tem influência direta no setor de compras. Vale lembrar que, para ajudar nesse processo, o uso de recursos tecnológicos, como softwares de gestão de contratos, pode fazer a diferença para garantir mais eficiência, produtividade e segurança na gestão.

Ficou clara a influência do controle de contratos no setor de vendas? Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso post como fazer o controle de contratos de prestação de serviço.

Para aprender mais e continuar melhorando sua gestão de contratos, assine a newsletter e continue acompanhando nossos conteúdos no blog!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *