Toda empresa precisa, de alguma maneira, manter um canal de diálogo aberto com o público externo. Essa ponte pode ser construída através da comunicação externa.
E por que ela é importante? Porque apresenta a forma como a corporação se posiciona perante a imprensa, as comunidades, os consumidores, os fornecedores e a sociedade em geral.
Em termos comparativos, a comunicação externa é diferente da interna porque seu alvo é outro. No entanto, ambas têm uma semelhança: necessitam da participação e do engajamento dos colaboradores.
[cta id=’12780′]
Entender isso é fundamental para podermos chegar à conclusão de que, no fim das contas, estamos falando de uma comunicação integrada, que pode afetar os resultados do negócio como um todo.
Como a comunicação externa pode melhorar os resultados do negócio
A maneira de se comunicar acaba — mesmo que inconscientemente — influenciando a vantagem competitiva da empresa. Isso inclui seu posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e até mesmo o fechamento de parcerias.
Em outras palavras, os resultados da empresa são influenciados pela melhora do conceito geral do negócio perante os consumidores. A confiança aumenta e a mensagem passa a fazer parte do cotidiano dos clientes, de forma direta ou indireta.
Tudo isso se traduz em crescimento na competitividade e no faturamento da empresa. Uma pesquisa apontou um aumento de 10% no faturamento de empresas que utilizam práticas contemporâneas de marketing.
A eficiência dessa estratégia passa ainda pelo trabalho conjunto das equipes e pela aplicação da política de comunicação. É fundamental, também, o uso de múltiplas plataformas para a transmissão de comunicados aos diferentes públicos.
Portanto, para que a comunicação externa seja positiva, é preciso haver um planejamento que considere principalmente seu público-alvo e o uso de recursos tecnológicos.
Vamos analisar com mais detalhes esses dois aspectos a seguir:
O público
A audiência, independentemente de qual seja, é sempre muito exigente. O que ela quer é um conteúdo informativo e de qualidade. De modo geral, inclusive, as mensagens devem ser breves e ir direto ao ponto, porque ninguém tem tempo a perder.
Nesse sentido, destacamos a importância de realizar estudos sobre o perfil desse público-alvo, seus comportamentos e seus hábitos. Assim, é possível determinar, entre outras coisas, a linguagem a ser utilizada, por exemplo.
Os recursos tecnológicos
São os canais e as ferramentas que facilitarão todo o processo.
Nesse caso, não se deve olhar apenas para a qualidade da mensagem, o formato e o tom de voz, mas estudar a identificação da audiência com os meios de divulgação escolhidos. Alguns públicos podem ser atingidos mais facilmente através de e-mails, mas outros podem preferir vitrines ou TVs, por exemplo.
E nesses canais, o que você pode publicar? Praticamente tudo o que quiser. Mas, claro, desde que esse recurso agregue valor para seus clientes, fornecedores e parceiros em geral, não é verdade?
Aqui, podemos considerar como conteúdo notas de imprensa, comunicados, publicidade, entre outros.
Teste e meça para saber se está no caminho certo
Se você está certo da qualidade de suas mensagens e da eficácia das ferramentas utilizadas na comunicação externa, o caminho natural é que os resultados de seu negócio melhorem gradativamente.
No entanto, somente a prática dirá, realmente, se suas estratégias têm sido efetivas. O ROI de comunicação, por exemplo, é uma boa métrica para avaliar o desempenho da comunicação externa de sua empresa.
Agora, para que os objetivos sejam alcançados, deve haver comprometimento e união de vários esforços. Especialmente dos colaboradores, que devem atuar de forma conjunta.
Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail!
[cta id=’12185′]
Link permanente
Quem é o autor do texto ?
Link permanente
Olá Weslen, esclarecemos que todos os conteúdos são produzidos pela Teclógica, são próprios, de colaboradores ou parceiros de negócios. Abraço.