Como a TV Corporativa potencializa a comunicação em eventos e a exposição de produtos e serviços

As TVs Corporativas já são bastante utilizadas para práticas de endomarketing e comunicação interna. No entanto, esse tipo de solução também possui a capacidade de transformar o marketing das empresas — e especialmente sua comunicação em eventos.

O consumo de vídeos em nosso dia a dia, como forma de lazer ou busca de informação, não é mais uma tendência do futuro. Ao contrário, essa já é a realidade. Por isso, cada vez mais é preciso investir em novas formas de se relacionar com o público.

Nesse sentido, eventos, feiras e congressos são vitrines nas quais se deve trabalhar ao máximo a mensagem-chave do negócio. Essas oportunidades de exposição podem ser potencializadas com o uso de uma programação de TV Corporativa voltada para atrair e engajar o público externo.

Quer saber como? Continue lendo este post!

Explorando o marketing sensorial

Atualmente, os consumidores vivem em um ambiente onde a tomada de decisões é muito mais complexa e multifacetada. Isso é o que destaca o trabalho “Sistemas Cerebrais e Experiência de Marca”, voltado para o estudo do comportamento do consumidor.

A pesquisa também mostra que a forma como pensamos sobre as marcas é uma consequência das sinapses que nosso cérebro constrói. São exemplos: informações, pensamentos, sentimentos, experiências, imagens, histórias, associações, cores, sons, símbolos e memórias.

Explorar o marketing sensorial é, portanto, criar sugestões e estímulos para capturar a atenção das pessoas. Essa estratégia é especialmente interessante para a comunicação em eventos, pois encoraja seu público a viver experiências marcantes.

As oportunidades da TV Corporativa

Com a possibilidade de atualizar sua programação em tempo real, a TV Corporativa apresenta inúmeros benefícios, como uma vitrine digital do seu negócio. Confira os principais deles abaixo:

Exibição de vídeos sobre a empresa

É possível exibir vídeos relevantes para a empresa de forma criativa. Por exemplo, depoimentos de clientes e informações detalhadas sobre produtos e serviços.

Se você está organizando o evento ou tem parceiros participando do seu estande, também é recomendado o uso da TV Corporativa para apresentar vídeos de patrocinadores e apoiadores. É uma forma atraente de expor esse conteúdo e ainda valorizar as parcerias.

Transmissão da programação do evento

Outra prática recomendada para engajar o público nas ações desenvolvidas é a divulgação da programação planejada para o evento na TV Corporativa.

Vale também publicar lembretes das próximas atrações com alguns minutos de antecedência, chamando a atenção do público do que está por vir. Aposte em vídeos com os próprios palestrantes convidando as pessoas para assistirem ao evento.

Divulgação de ações promocionais

O uso da TV Corporativa para a comunicação em eventos também se mostra eficaz na hora de divulgar promoções e ações publicitárias.

O resultado de um sorteio feito em uma feira, por exemplo, pode ter seu vencedor anunciado na tela de TV no seu estande ou em diferentes pontos do evento. Você pode inclusive transmitir o sorteio ao vivo. Essa agilidade torna a programação mais dinâmica.

Outras possibilidades

Existem diversas maneiras de aproveitar uma TV Corporativa para dinamizar sua comunicação em eventos. Veja outras ideias que você pode implementar na sua empresa:

  • Depoimentos e imagens da empresa em edições anteriores do evento;
  • Cases de sucesso do negócio;
  • Vídeos de ações sociais realizadas ou apoiadas pela empresa;
  • Apresentação de novos clientes;
  • Transmissões ao vivo; e
  • Notícias sobre o negócio na mídia.

Como potencializar a comunicação em eventos

Agora que você conhece as oportunidades da TV Corporativa, é hora de entender como colocá-las em prática para melhorar ainda mais a comunicação em eventos. Confira:

1. Escolha um responsável

Comece definindo quem será o responsável pela programação da sua TV. Essa pessoa deve garantir a produção dos materiais que serão transmitidos e operar as atualizações quando necessário.

2. Defina seu público-alvo

Lembre-se de avaliar quem é o público-alvo do evento para definir o tom da sua programação. Públicos com diferentes faixas etárias, graus de formação, especialidades, gêneros e experiências exigem conteúdos específicos para suas preferências.

Segundo a pesquisa que mencionamos anteriormente, a maneira como os produtos e as marcas se conectam com as pessoas tem se tornado cada vez mais fluida, por meio de vários pontos de contato. A comunicação em eventos deve evoluir na mesma direção: é nesse ponto que a saliência da marca entra em cena, com diferentes narrativas para se conectar com os consumidores.

3. Planeje sua programação

Primeiramente, busque as informações de quem comparecerá ao evento. Assim, você terá mais insumos para elaborar a programação do que será apresentado na sua TV.

De posse das informações básicas sobre o público do evento, elabore um cronograma de conteúdos para cada dia da programação. Lembre-se de deixar alguns espaços livres para publicações em tempo real, diretamente do evento, como fotos dos clientes em seu estande ou pequenos depoimentos.

4. Produza conteúdos relevantes e criativos

Partindo para o momento da produção dos materiais que serão transmitidos, é recomendado que se use o movimento. São exemplos: vídeos, animações gráficas e outros formatos do gênero.

Evite também a poluição da tela: foque no conteúdo mais relevante e com visual agradável. Assim, você tem mais chances de garantir que a informação será retida pelo seu público.

Comece agora!

Todas essas formas de comunicação em eventos são muito simples de serem executadas com as opções de TV Corporativa disponíveis hoje no mercado. As atualizações podem ser feitas todas pela internet, a distância.

Com tantas funcionalidades e baixos custos, sua empresa só tem a ganhar. Por isso, lembre-se de considerar esse meio de comunicação para o seu próximo evento.

E você, já usou uma programação de TV Corporativa para facilitar sua comunicação em eventos? Conte-nos sobre sua experiência e seus resultados nos comentários!

Se você quer saber mais sobre as possibilidades de uma TV Corporativa, entre em contato conosco.

 

Escrito por: Adriana Bombassaro — Diretora de Produtos da Teclógica

 

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