Como o outsourcing de TI contribui para o aumento da produtividade?

O outsourcing, termo em inglês que quer dizer a terceirização de serviços essenciais para uma empresa, está sendo utilizado mais do que nunca. Na área da tecnologia da informação (TI), ele traz alguns benefícios como redução de custos, foco no negócio, inovação, atualização tecnológica, entre outros.

Ao terceirizar o departamento de TI, ou parte dele, a empresa ganha competitividade, pois o fornecedor trará novidades e pessoal especializado para atender às demandas, ao mesmo tempo em que a equipe interna passa a se dedicar ao core business e não com a parte técnica e tática do dia a dia.

A seguir veja as vantagens que o outsourcing proporciona na produtividade das empresas:

Mais tempo para dedicação ao core business

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, as empresas precisam estar sempre melhorando seus modelos de negócios. Ao obter suporte tecnológico de um parceiro especializado e experiente, a direção da empresa deixa de se preocupar com tudo que envolve um departamento de TI e dedica suas forças para o cumprimento das metas, as vendas e o alcance de mercado.

Os tempos de respostas aos projetos envolvendo a tecnologia e o suporte tecnológico, necessários para que as estratégias empresariais sejam cumpridas, também tendem a melhorar. Isso agiliza processos, reduz o caminho até a chegada das soluções e facilita a tomada de decisões.

Pessoal altamente capacitado

O custo de capacitação de profissionais é alto, além do tempo que toma da empresa na contratação de fornecedores de treinamentos e os valores gastos com auxílio educação, pagamento de viagens e acomodação etc. Ao terceirizar a TI, a contratação de pessoal especializado fica por conta do fornecedor de outsourcing. Ele se encarrega de entregar os serviços da melhor forma possível, com profissionais capacitados e competentes – afinal, ele quer manter a empresa como cliente e, para tal, precisa mostrar resultados.

Atualização tecnológica

Aprimorar a gestão de TI passa por utilizar processos consolidados de gestão tais como CMMi for developer ser houver produção de software na organização. CMMi for Service / Biblioteca ITIL para a gestão do on-going. Aplicação de tecnologias e recursos humanos capazes de produzir infraestrutura para o processamento de dados da organização.

Se atualizar tecnologicamente consiste em constantes investimentos e acompanhamento das tendências. Ao terceirizar um serviço de TI, como a gestão de infraestrutura, por exemplo, um bom fornecedor de serviço outsourcing irá garantir que esta atualização aconteça sempre. Isso traz mais produtividade, pois com equipamentos e softwares de última geração é possível simplificar processos e fazer mais em menos tempo.

Suporte à inovação

Fazendo tudo internamente, as empresas tendem a não inovar, pois não há intercâmbio de ideias. Pesquisa e desenvolvimento tendem a ficar “viciosos” e redundantes quando tratados somente internamente. A troca de experiências com um fornecedor oxigena a organização com novas ideias e perspectivas, gerando um clima de colaboração e cocriação que pode ser benéfico para a cultura de inovação da empresa. Isso também melhora, dentre outras coisas, a produtividade.

O TI.Guard é referência nacional em outsourcing de TI. Acesse nosso site e conheça mais sobre como podemos lhe ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe de TI!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *