Como a gestão estratégica de TI pode reduzir custos e otimizar resultados

54184-como-a-gestao-estrategica-de-ti-pode-reduzir-custos-e-otimizar-resultadosAs políticas e recursos de TI são cruciais para que a empresa possa definir uma estratégia capaz de integrar a infraestrutura do negócio com processos corporativos, operacionais e as áreas envolvidas.

Nesse cenário, a criação de uma gestão estratégica de TI permite que o negócio consiga definir um planejamento de investimentos que reduza custos, aumente o nível de flexibilidade operacional e crie novos fluxos de inovação. Assim, a empresa pode absorver as mudanças com um nível de competitividade mais amplo.

Se você quer saber como a gestão estratégica de TI pode melhorar os resultados do negócio, veja o nosso post de hoje!

Melhorando investimentos

A gestão estratégica de TI permite um direcionamento melhor dos investimentos do negócio a médio e longo prazo. Alinhando os objetivos das áreas de negócio, o gestor de TI poderá identificar quais são as tendências do mercado que podem auxiliar a melhoria de processos, garantindo que os investimentos necessários sejam realizados no momento certo.

Além disso, a empresa passa a contar com estratégias unificadas, onde todas as equipes trabalham em conjunto pelos mesmos objetivos, garantindo a busca por uma meta unificada, melhorando resultados através da otimização de esforços.

Nesse contexto, o uso de indicadores é essencial para a visibilidade do retorno de cada investimento feito pelo o negócio, permitindo que o gestor avalie todos os fatores que são afetados por uma solução tecnológica, por exemplo.

Através das informações adequadas, é possível avaliar os resultados que um novo investimento terá, além de mensurar o tempo necessário para recuperar o investimento financeiro realizado, apoiando na tomada de decisões.

Tornando a equipe estratégica

Um planejamento de TI eficiente permite que a equipe foque em assuntos estratégicos. A realização do outsourcing das atividades da área, por exemplo, permite a otimização do desempenho, na medida que a equipe de TI opera atendendo as necessidades do negócio.

Dessa maneira, os profissionais da equipe podem desempenhar funções alinhadas ao planejamento da empresa, destinando atividades operacionais à parceiros especializados e garantindo a performance necessária para o desempenho das atividades.

Essa estratégia também reduz o número de falhas e, ao mesmo tempo, amplia a capacidade da área manter as aplicações funcionando, realizando o devido controle através de indicadores. Como consequência, ocorre uma progressiva redução nos custos do negócio.

Otimizando processos

Através de uma gestão estratégica de TI, é possível planejar a melhoria dos processos existentes, proporcionando melhor rentabilidade ao negócio, de acordo com otimizações previamente planejadas para atender demandas estabelecidas à longo prazo.

Neste contexto, o relacionamento com as áreas de negócio poderá proporcionar o atendimento de necessidades e demandas identificadas pelos gestores das demais áreas da empresa, proporcionando ganhos através de integrações, melhorias de processos e alinhamento com a estratégia da companhia.

Deste modo, através de uma gestão estratégica de TI, o negócio poderá reduzir custos e melhorar resultados prevendo as ações necessárias para garantir a competitividade da empresa diante das evoluções e previsões do mercado.

Agora que você conhece os benefícios da gestão estratégica de TI, compartilhe nos comentários a sua opinião sobre ela!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *