Como funciona uma TV Corporativa

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A comunicação corporativa vem ganhando cada vez mais importância dentro das organizações. Por conta disso, novas tecnologias surgem constantemente e o processo de comunicação interna vem sendo aprimorado cada vez mais. Uma das novidades nesse cenário é a televisão corporativa, que surge com uma das solução mais utilizadas ultimamente. Neste post, vamos explicar melhor como funciona uma TV corporativa, suas funcionalidades, gerenciamento e benefícios.

O que é uma TV corporativa?

Uma TV Corporativa é um canal de comunicação dinâmico, muito utilizado por empresas que buscam tornar sua comunicação mais atrativa seus diversos públicos.

Com a televisão corporativa é possível publicar e divulgar imagens, vídeos e notícias em monitores espalhados por uma ou mais unidade da instituição. Também é possível segmentar os conteúdos exibidos por ambientes e público-alvo, de acordo com a estratégia de comunicação da sua empresa.

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Elaboração do conteúdo

Os conteúdos publicados pela TV Corporativa podem ser criados em programas simples, como PowerPoint, onde qualquer pessoa pode inserir imagens, textos e vídeos, da maneira que preferir.

Além disso, em alguns casos, é possível usar modelos prontos, disponíveis dentro da ferramenta, para divulgação de notícias, conteúdos em tempo-real, indicadores de mercado e previsão do tempo, por exemplo.

Após a criação, dentro do software de gerenciamento, é possível ordenar e agendar a publicação da maneira mais adequada a sua estratégia.

Gerenciamento do conteúdo

Hoje em dia, as soluções de TV Corporativa oferecem o gerenciamento online dos seus conteúdos. Isso torna o processo de comunicação menos trabalhoso, já que é possível atualizar todas as TVs, em tempo real, apenas acessando o portal e fazendo a manutenção dos conteúdos.

Vale ressaltar que esse funcionamento é bem simples: o usuário faz seu login, cria, edita e publica slides com as informações e transmite para uma ou mais telas ao mesmo tempo. Cada televisor, imediatamente recebe um sinal e atualiza a programação.

Segmentação e distribuição do conteúdo

Muitas empresas possuem televisores espalhados por suas unidades ou áreas e é possível, pelo próprio portal, criar programações exclusivas de acordo com as estratégias de comunicação. Por exemplo: na área de recepção, o conteúdo será voltado ao público externo, já na área de produção será voltado a informações sobre processos, segurança, direitos e deveres, entre outros.

Outra segmentação possível é por região de atuação ou dividida em grades, facilitando assim o trabalho do responsável por esse gerenciamento e atualização de conteúdo.

Implantação

O processo de implantação da TV Corporativa é simples e rápido. Um pequeno dispositivo, semelhante um pen-drive, é acoplado na TV. Esse dispositivo se conecta à internet e exibe a programação definida no portal.

Vantagens

O principal benefício da televisão corporativa é a instituição de um canal de comunicação entre a empresa e seus públicos, sejam eles colaboradores, clientes ou fornecedores.

Por se tratar de uma mídia com recursos audiovisuais, os conteúdos devem ser elaborados de maneira mais leve, podendo utilizar vídeos, fotos e imagens que exploram o apelo visual, diferentemente dos antigos murais de papeis.

Além disso, a facilidade para criação e atualização de conteúdos em tempo real permite maior agilidade no repasse de informações estratégicas da empresa. Isso porque é possível informar uma nova regra, por exemplo, para unidades espalhadas em todo o país, no mesmo momento.

Como deu para perceber, a televisão corporativa é hoje um diferencial para as empresas que buscam inovação e melhoria nos processos de comunicação com seus públicos.

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