Como gerenciar banco de dados na sua empresa?

A humanidade sempre se preocupou em guardar informações valiosas. Um exemplo disso foi a Biblioteca de Alexandria, que abrigava o maior acervo cultural e cientifico de sua época. Hoje, a necessidade de armazenar informações é ainda mais importante. As empresas que conseguem gerenciar banco de dados de forma eficaz se destacam no mundo corporativo.

Você é um profissional de TI que busca implantar uma estratégia para gerenciar banco de dados sua empresa? Então, acompanhe nosso artigo e saiba como!

Tenha um suporte especializado em gerenciar banco de dados

O gestor do banco de dados não deve abrir mão de possuir uma equipe de apoio especializada. O pessoal qualificado pode avaliar regularmente a atividade dos recursos virtuais por meio dos KPIs — indicadores de desempenho. Assim, é possível manter a eficiência do banco de dados. Tal manutenção preventiva do sistema impede que problemas repentinos afetem a performance do arquivo de dados.

 

À medida que novas aplicações forem instaladas no sistema, o suporte de TI precisará realizar avaliações. Dessa forma é possível detectar possíveis problemas no funcionamento e fazer os reparos necessários. Sendo assim, o gestor precisará de criar políticas de manutenção bem definidas. Elas serão capazes de avaliar a qualidade do sistema.

Bônus: Guia completo para implantar um Service Desk na sua empresa

Faça o monitoramento correto

O primeiro passo para um administrador de banco de dados, é investir em ferramentas de monitoramento. Essas aplicações protegerão os recursos da companhia contra problemas de desempenho e ataques que podem comprometer os dados da empresa.

Além disso, um bom monitoramento ajuda no aperfeiçoamento contínuo da estrutura de TI da instituição. A gestão correta dos recursos virtuais ajudará a empresa no rastreamento de problemas que poderão impactar diretamente a acessibilidade dos dados pelos colaboradores.

Para esse fim, existem ferramentas que medem o desempenho da rede e avisam aos técnicos se a velocidade do tráfego de dados está comprometendo o acesso ao sistema. Outra solução é o rastreamento de atividade na rede que protege o sistema contra acessos não autorizados, maliciosos e de dispositivos eletrônicos infectados por vírus.

Atualize o banco de dados

A atualização é um dos quesitos centrais para gerenciar banco de dados. Porém, alguns profissionais deixam de cumprir esse item porque a nova versão do sistema não é compatível com a atual — o que significa muito trabalho para instalá-la. Ou devido aos custos operacionais e financeiros que a migração para um sistema atualizado acarretará para a companhia.

Como o administrador pode mudar esse modo de pensar? Focando nas vantagens da atualização. Um benefício de manter o banco de dados atualizado é a melhora proporcionada ao sistema. Como extensão, toda infraestrutura de TI é beneficiada.

A nova versão traz funções aprimoradas que corrigem falhas do produto anterior e geralmente tem uma performance melhor e importantes atualizações de segurança. Quando essa prática é ignorada, os dados da instituição ficam expostos a várias vulnerabilidades que não foram solucionadas, acarretando, em longo prazo, sérios danos ao sistema.

Além disso, o profissional de TI se sentirá motivado a instalar as novas versões de aplicações por pensar no valor das informações armazenadas. Os dados são um bem muito precioso da empresa. Neles estão referências de clientes, registros de vendas e transações financeiras, informações sobre fornecedores etc. Imagine perder tudo isso por falta de uma atualização?

Realize backups

Outro item indispensável para gerenciar banco de dados é a prática regular de backups. Eles devem ser feitos a fim de evitar a perda das informações armazenadas. Para isso, programe junto com sua equipe o período em que os backups devem ser realizados.

É importante lembrar que, à parte dos backups programados, é preciso salvar as informações antes e depois de algumas situações. Exemplos são updates do sistema, para uma possível recuperação caso algo saia errado.

Atente-se à segurança da informação

Com o aumento das ameaças virtuais, proteger bem os dados virou algo crucial. Para isso, o sistema de segurança deve ser impecável. Do contrário, as informações da empresa poderão ser roubadas.

A fim de manter a segurança das informações, é fundamental investir em ferramentas de monitoramento, para que se identifique e se isole ataques virtuais. Outra prática de segurança que poderá ser adotada são os algoritmos de criptografia. Caso aconteça um roubo de informações, esse sistema irá impedir que os criminosos leiam os dados.

 

Com uma boa política de segurança, o gestor de TI poderá definir quais dados estarão disponíveis para o usuário e quais serão acessados por pessoas autorizadas. Dessa forma, aumentando a privacidade das informações.

Ao adotar tais procedimentos, a empresa ganha a confiabilidade dos clientes e dos colaboradores, que ficarão tranquilos de saber que trafegam em um ambiente seguro e que seus dados estão no mais completo sigilo.

Mantenha as informações dos clientes atualizadas

Com o banco de dados em ordem e com ferramentas eficientes, fica mais fácil manter a gestão do cadastro de clientes. Hoje, existem várias formas de coletar dados de compradores que podem ser usados na campanha de marketing da empresa ou para conhecer o perfil do público que procura os serviços da companhia.

Os software CRM — customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente — são muito utilizados para armazenar e organizar as informações de clientes. Por meio desses sistemas, toda vez que um consumidor realizar uma compra, seus dados poderão ser atualizados.

Outra versão dessas aplicações é o CRM social, que coleta informações de redes sociais. Assim, a empresa consegue personalizar seus produtos de acordo com os relatórios gerados pelo sistema, que acompanha os passos dos seguidores da página da instituição.

E então. preparado para gerenciar banco de dados de forma eficaz na sua empresa? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *