Como definir OKRs para os colaboradores em 6 passos

38667-como-definir-okrs-para-os-colaboradores-em-x-passos

OKRs (Objectives and Key Results) é  uma metodologia simples e intuitiva que foi criada para gerar autonomia e senso de responsabilidade na equipe, por meio da definição de metas. O principal foco é gerar conexão entre os objetivos da empresa, do time e de cada colaborador, convertendo-os em resultados mensuráveis que movam as pessoas em uma mesma direção na obtenção de resultados.

Mas por que adotar a metodologia em sua empresa? Popular no Vale do Silício e utilizada por empresas como o Google, Twitter, LinkedIn e Oracle, a metodologia garante alta performance e produtividade: é uma excelente forma de definir e comunicar os objetivos da empresa, deixando claro o que se espera de cada indivíduo de forma rápida e fácil.

Veja como definir OKRs para os colaboradores em apenas 6 passos:

1. Comece definindo o grande objetivo da organização (Objectives)

Os colaboradores devem conhecer qual a prioridade da organização e de que forma eles podem contribuir. Ao definir o principal objetivo a ser alcançado pela empresa durante determinado período (que pode ser mensal, trimestral ou quadrimestral), este deve ser compartilhado com cada equipe e, posteriormente, cada colaborador, em efeito cascata, junto aos seus gestores. Os objetivos devem ser qualitativos e ambiciosos.

2. Para cada objetivo, cada colaborador definirá de 3 a 5 resultados mensuráveis (Key Results)

Os resultados podem ser baseados em crescimento, receita, performance e engajamento. É indicado que sejam arrojados, mas sempre possíveis de alcançar. É o momento de saber se os objetivos estão sendo alcançados e verificar os critérios que mostram se estamos progredindo.

Veja um exemplo de uma empresa do agronegócio:

Objetivo: Aumentar a produtividade da equipe industrial em 20%.

Resultados-chave:

  • Produzir 100 mil produtos no semestre
  • Aumentar a receita mensal por cliente em R$ 10 mil
  • Automatizar 40% dos processos

3. A definição de objetivos individuais e resultados esperados devem ser compartilhados entre toda a organização (Reunião e Online)

Na metodologia OKRs, a definição de objetivos envolve todos os níveis da companhia, o que é chamado de Top Down e Bottom Up. Apenas 40% das OKRs devem ser definidas pela alta gestão e 60% entre os demais colaboradores. Após compreender qual será o objetivo principal, a equipe se reúne para determinar quais serão os meios de alcançar, alinhados ao objetivo global da empresa, gerando envolvimento da equipe no processo de elaboração dos objetivos e elevando o nível de engajamento. A comunicação contínua, muitas vezes, pelos meios de comunicação interna que a empresa adote, como por exemplo o uso de uma TV Corporativa ou, Blog interno, entre outros..

4. Revise os OKRs semanalmente (Revisão)

O gestor deve acompanhar constantemente o processo, principalmente na fase em que está sendo implementada a metodologia. Ao revisar, promova questionamentos na equipe, como:

  • quais tarefas vão impulsionar os indicadores?
  • quais tarefas eu posso diluir em pequenas tarefas para começar a alcançar cada resultado?
  • isso realmente vai apoiar o objetivo final da organização?

5. Indique uma escala de 0-100% para acompanhamento dos resultados (Mensure)

Essa definição é fundamental no acompanhamento individual do nível em que se está e quantas tarefas devem ser concluídas para atingi-lo. Para medir os indicadores chave deve ser definida uma escala de 0-100%. Ao alcançar entre 70 e 80%, o que pode ser chamado de ponto almejado (sweet spot), considera-se que os objetivos foram alcançados.

6. Quando o objetivo alcançar entre 70-80%, considere finalizado (Finalização)

É recomendado que cada um atualize a equipe do andamento de seus processos constantemente, e que os procedimentos sejam considerados finalizados quando alcançarem um resultado entre 70 e 80%. Normalmente, quando é alcançada a marca de 100%, os OKRs não são considerados ambiciosos o suficiente e devem ser reavaliados.

Revisar regularmente, ser flexível e manter a equipe informada sobre eventuais mudanças nas metas da organização são práticas fundamentais para o processo fluir bem. Novos OKRs também devem ser constantemente definidos junto à equipe.

Uma das principais vantagens de utilizar a ferramenta é o grande impacto que causa nos resultados, por meio de pequenas mudanças no dia a dia. O foco em alcançar pequenos progressos em busca de uma grande realização mantém a equipe unida e motivada.

E você? Tem algum dica para definir OKRs? Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário abaixo!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *