Sistema Orquestra – Acompanhando passo a passo a produção agrícola da Souza Cruz

Em 2009, a Souza Cruz implantou o Orquestra, sistema de mobilidade corporativa para acompanhamento da produção agrícola desenvolvido pela Teclógica.

O Orquestra é uma ferramenta gráfica que permite coletar e acompanhar as informações relativas aos produtores de fumo remotamente. Atualmente, nossos 250 orientadores agrícolas são responsáveis pela coleta de dados e o gerenciamento dos 45 mil fumicultores espalhados por todo o Brasil.

A principal função deste orientador é realizar a assessoria técnica necessária para cultivo do fumo, propiciando uma safra rentável e de alta qualidade e garantindo a sustentabilidade dessa cultura, tanto para o produtor quanto para a empresa.

O sistema anterior, que estava em campo há mais de 10 anos, também operava em notebooks, mas possuía baixa escalabilidade para novas funcionalidades e recursos visuais mais sofisticados não eram suportados devido à linguagem de programação. Com as mudanças ocorridas no mercado interno, que aumentaram a concorrência, foi necessário buscar uma ferramenta mais flexível, com manutenção mais fácil e ágil a um custo mais baixo.

Assista o vídeo:

Processo de Implantação

Para implantar este novo projeto, enfrentamos alguns desafios:

– O sistema deveria possibilitar a expansão de novas versões de forma gradativa e transparente para o usuário;
– Permitir a incorporação rápida e segura de novas regras do negócio em um mercado altamente dinâmico;
– Ter maior foco gerencial e menos operacional;
– Implementar diversas possibilidades de comunicação, minimizando deficiências existentes.

Solução

O Orquestra utiliza tecnologia Java (SWING, Virtual Machine Java Sun 1.5, banco de dados orientado a objetos DB4O). Por meio de um notebook, os orientadores agrícolas podem acompanhar a produção no campo e todas as fases envolvidas no processo, desde o planejamento, contratação, assistência até a compra do produto de aproximadamente 45 mil produtores rurais. Todas as informações referentes às áreas que cobrem são mantidas no equipamento e podem ser consultadas a qualquer momento, trazendo agilidade ao processo de acompanhamento da produção.

Do ponto de vista ergonômico, foi desenvolvida uma aplicação visando principalmente à entrada de dados e consultas às informações, com menus, pop-ups, relatórios com integração a ferramentas de escritório como excel, gráficos bem elaborados e teclas de atalho para acessos rápidos a todas as funcionalidades, evitando cliques e desperdício de tempo. De modo geral é uma ferramenta muito mais agradável visualmente e prática para o trabalho no dia a dia.

A aplicação foi concebida para munir o orientador agrícola com a maior quantidade possível de informações necessárias para o desempenho da sua função, utilizando recursos que facilitem a navegação e o acesso à informação. Visando uma maior agilidade na busca dos dados, todas as informações que são originadas no Orquestra podem ser consultadas a qualquer momento, não havendo necessidade de transmitir dados coletados, aguardar o processamento e, posteriormente, recebê-los consolidados para realizar a consulta.

Também foi disponibilizado um módulo de comunicação que permite a troca de informações entre o sistema remoto e a empresa. Esse módulo permite realizar download e upload de arquivos, enviar e receber dados coletados pelos orientadores e processados pela empresa, bem como a execução de  comandos do sistema operacional, diretamente no equipamento remoto, facilitando a instalação e possíveis ajustes de configuração.

Com a adoção de uma tecnologia mais robusta, foi possível desenvolver recursos mais avançados, como gráficos e exportação de dados para outras aplicações. A atualização mais recente do sistema foi um aplicativo chamado Sustentabilidade, que auxilia os orientadores agrícolas da indústria a registrarem a situação dos dependentes dos produtores em todo o Brasil. O sistema permite à Souza Cruz monitorar e apoiar o governo ativamente na erradicação de trabalho infantil nas propriedades dos produtores afiliados a empresa.

Com mudanças ocorridas no mercado interno, que aumentaram a concorrência, foi necessário buscar um sistema mais flexível, com manutenção fácil, ágil e de baixo custo

Resultados

A estabilidade que o projeto trouxe para o campo fez da solução um grande sucesso. Estávamos em um momento crítico do negócio, o aumento da competitividade somado a insegurança de experiências anteriores, aumentaram ainda mais os nossos desafios.

O projeto reverteu esta insegurança, pois o novo sistema conseguiu oferecer uma interface bastante amigável e de fácil utilização. Os novos recursos ajudaram a aumentar a produtividade e a satisfação de nossos usuários. Planejamento, resultado e implementação são os principais pontos que tornaram o sistema um case para a Souza Cruz. Os próximos desafios da área de TI é continuar provendo soluções que apoiem a estratégia da empresa de sustentabilidade no campo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *