Campanhas de prevenção e comunicação corporativa: impactos positivos para o seu negócio

Mais do que um negócio, uma empresa é um organismo vivo, formado por pessoas. São elas que fazem a roda girar e garantem a execução de processos e rotinas. Por isso, o engajamento é um fator fundamental para a produtividade e o sucesso nos negócios. Na rotina da sua empresa, ele precisa ser levado em consideração em diversas ações, inclusive nas campanhas de prevenção e na comunicação corporativa.

É muito comum que em momentos críticos, como o que vivenciamos por conta da pandemia global de coronavírus, as empresas voltem seus olhares para as ações de tratamento de problemas e redução de impactos. Mas é com campanhas de prevenção, que será possível reduzir danos.

 

Neste post vamos destacar boas práticas da comunicação corporativa quando o assunto são as campanhas de prevenção. Saiba como criá-las, que tipo de conteúdo oferecer e de que forma disseminar informações relevantes à sua equipe, para os colaboradores assertivamente.

Estabelecer uma rotina de comunicação

O endomarketing, junto com a equipe de gestão de pessoas é que, geralmente, conduz a rotina de ações junto aos colaboradores. Neste trabalho estão previstas diversas ações, incluindo as campanhas de prevenção. Elas são muito comuns, por exemplo, nos calendários de eventos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que é obrigatória para empresas com mais de 20 colaboradores.

No entanto, as ações de cuidados com os profissionais não devem se restringir e este tipo de projeto. Empresas que adotam boas práticas de comunicação tendem a reduzir a rotatividade e até mesmo vender mais.

Uma pesquisa do The Economist, mostrou que os próprios profissionais acreditam que falhas na comunicação corporativa são graves: 52% dos profissionais dizem que elas aumentam o stress e 31% sentem-se desanimados nesta situação.

Por isso, além de realizar campanhas de prevenção periódicas, invista em uma comunicação corporativa eficiente e bem estruturada. Neste contexto, criar uma rotina de comunicação é essencial. A primeira ação da empresa deve ser a adequação da mensagem. Entenda quais são os pontos mais críticos na comunicação entre as equipes e de que forma esta situação pode ser contornada. O formato das informações – em vídeo, foto ou texto, por exemplo, também conta. Afinal,as pautas que forem diretamente ligadas às necessidades do time e também no formato que mais lhes atrai, irão gerar mais engajamento. 

Veja algumas dicas para realizar a formatação da comunicação corporativa: Tecnologia, uma aliada na gestão da comunicação das empresas.

Como e por que adotar campanhas de prevenção

Ter uma equipe preparada para momentos incertos irá reduzir danos em situações de emergência. E as campanhas de prevenção só trarão ganhos para a companhia, os negócios e as pessoas. Elas podem ser compostas por diversos assuntos. Para formatar as melhores campanhas de prevenção para a sua equipe, é importante entender a rotina e os desafios que enfrenta. Por exemplo:

Absenteísmo e presenteísmo: como anda a produtividade das pessoas? Quantas faltas são registradas entre os profissionais? Muitas vezes esses números podem ser reduzidos através de boas campanhas de prevenção. Materiais que indiquem cuidados com a postura no dia a dia de trabalho, tragam dicas de saúde e bem-estar, incentivem pausas estratégicas para a retomada da concentração são conteúdos comuns nestas campanhas. Além disso, pesquisas ajudam a mensurar as dificuldades mais comuns dos times.

campanha de prevenção de doençasContendo a proliferação de doenças: o coronavírus impôs uma situação completamente atípica para o mundo todo. Mas não é apenas nesta pandemia que a prevenção tem fator determinante. No inverno é comum que gripes e resfriados se espalhem entre as pessoas e criar campanhas de prevenção com dicas para se evitar o contágio irá apoiar a divulgação de boas práticas. É importante salientar que usar conteúdo multimídia para atrair a atenção dos profissionais fará grande diferença.

Campanhas de prevenção X Fake news

Todos nós estamos expostos a uma enxurrada de informações diárias. Muitas delas não passam de boatos e para boa parte do time nem sempre é fácil identificar o que é fato e o que é fake. A empresa, através da comunicação corporativa, pode se tornar um canal confiável de informação. Ao criar campanhas de prevenção, priorize sempre por destacar dados técnicos de fontes e instituições confiáveis, trazendo contrapontos em situações duvidosas para deixar claras quais são as boas práticas. 

E não é apenas durante uma campanha de prevenção que estas informações devem ser disseminadas. Na pandemia de coronavírus a quantidade de conteúdo informativo foi substancial e grande parte das empresas adotaram medidas de comunicação, além de planos de ação para conter a proliferação. Com a retomada gradual das atividades, estas informações não podem cair no esquecimento. Mantenha o time sempre informado com dicas práticas sobre saúde e bem-estar.

Seja, mais do que nunca, digital, conectado e dinâmico

O trabalho remoto imposto diante de uma pandemia testou limites de muitos profissionais e empresas. Mas também evidenciou uma nova maneira de nos relacionarmos, acelerando o processo de transformação digital. Mais do que nunca, estamos conectados, ávidos por informações confiáveis e que são entregues rapidamente.

Neste novo cenário, investir em soluções que sejam tão atraentes quanto as redes sociais e tão rápidas quanto a web é uma questão que ajuda a engajar os colaboradores através de campanhas de prevenção. 

Na Teclógica, o Mobuss TV é uma ferramenta que engloba todos estes requisitos e garante agilidade na disseminação de bons conteúdos. Rapidamente, profissionais de diversas áreas recebem através de pontos de TV atualizados instantaneamente, dados importantes para as suas rotinas. São informações em formatos de vídeo, imagens e som, uma formatação multimídia para atender a um público cada vez mais conectado e exigente, mas também que valoriza boas práticas da empresa para com o seu bem-estar.

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