Calcule as despesas ao construir

O Jornal de Santa Catarina trouxe uma matéria interessante sobre o cálculo de despesas ao construir um imóvel, confira:

Calcule as despesas ao construir
Valor do terreno, da mão de obra e do material usado na construção afetam diretamente o preço final da moradia.

Para quem está em dúvida entre adquirir um apartamento ou construir uma casa, geralmente o fator de maior peso é o custo total do investimento. Quando a escolha é pela segunda opção, os questionamentos aumentam e fica a pergunta: quanto vou gastar na construção?
É possível afirmar que a edificação de uma residência própria envolve, basicamente três custos: a compra do terreno, o pagamento de taxas e despesas legais, e, por fim a construção em si.

O engenheiro civil Daniel Funchal, de Balneário Camboriú, explica que o valor do terreno sofre influência de fatores ligados ao próprio espaço e local onde está inserido.
Em seguida, inicia-se o processo de construção, que normalmente é o principal foco de atenção quando se trata de construir a casa. Esta fase é composta por três momentos: a elaboração de projetos, a determinação de insumos e a quitação de despesas indiretas, como remunerações e custos de energia e água, consumidos durante a obra.

Em média, os projetos e os valores a serem pagos representam cerca de 20% do custo total da obra. Por outro lado, os insumos – materiais, mão de obra, equipamentos e outros – são responsáveis por até 80% dos gastos.

Primeiro passo para construir é consultar o valor do CUB

O engenheiro civil Vinicius Martins afirma que o ponto de partida para se estimar os valores dos insumos é utilizar o padrão CUB – Custo Unitário Básico -, disponibilizado, mensalmente pelo Sindicato da Construção (Sinduscon).

Ele apresenta o custo de construção, em reais, por metro quadrado, que varia a partir do cruzamento de informações de obras que servem como referência para quem deseja construir. No CUB não estão contemplados os custos com projetos, acertos de terreno, áreas de lazer, entre outros.

Baixe a matéria original aqui: Calcule as despesas ao construir

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *