Benefícios da Gestão de Mudanças nas empresas

O ambiente de TI pede constantes atualizações e alterações para que seja possível acompanhar o novo fluxo intenso de informações e de necessidades do mercado. Para isso, é preciso estabelecer algumas mudanças no setor, como o uso de soluções diferenciadas ou uma atualização de hardware, por exemplo. Para que ela gere efeitos positivos, a mudança precisa ser administrada da maneira correta e para isso, existe a Gestão de Mudanças.

Veja a seguir quais são os benefícios dessa prática e quais impactos positivos ela pode trazer.

Sobre a Gestão de Mudanças

A Gestão de Mudanças é uma disciplina do ITIL que estabelece como as modificações no setor de TI devem devem ser realizadas. Ela envolve todos os processos que serão executados para garantir que a alteração seja feita da maneira mais assertiva e com os melhores resultados possíveis.

Essa disciplina funciona basicamente como um planejamento completo e detalhado do que precisa ser feito para que a mudança se adapte ao setor na qual ela será implanta. Esse é um processo indispensável quando há a busca por mudanças que realmente ofereçam vantagens após sua implantação.

Bônus: Guia completo para implantar um Service Desk na sua empresa

Os benefícios da Gestão de Mudanças

Quando implantada segundo indicações específicas, a Gestão de Mudanças é um elemento bastante decisivo para os resultados que as mudanças trarão para a empresa em geral. Isso se deve a questões como:

Diminuição dos riscos de mudança

Uma Gestão de Mudanças inclui uma análise completa e detalhada de todos os impactos que a mudança pode ou vai causar no sistema de TI como um todo. Mais do que isso, existe uma análise de quais serão os efeitos para a empresa em geral, como isso afetará outros setores e quais são os impactos que isso causará.

Basicamente, portanto, isso leva a uma análise melhor dos riscos. Como são diminuídas as chances de que aconteçam imprevistos — já que tudo é avaliado de maneira anterior à implantação da mudança em si — existe um melhor gerenciamento de riscos, que passam a ser menores.

Avaliação mais precisa dos custos

Além de realizar uma avaliação dos riscos, a Gestão de Mudanças também promove uma avaliação dos custos envolvidos nesse novo processo. Se feita de maneira improvisada, muitas vezes a mudança pode levar a custos muito maiores devido à falta de planejamento.

Com essa prática, por outro lado, isso não acontece já que há uma análise completa e relevante sobre como as mudanças impactarão os custos da empresa. Isso é importante para uma priorização de investimentos e também para que a empresa não julgue uma mudança como mais barata do que realmente é, o que pode comprometer recursos.

Aumento a disponibilidade

Se bem-feita, a Gestão de Mudanças reduz ao mínimo possível os casos de indisponibilidade. Feita em etapas e de maneira assertiva, a mudança oferece menos riscos para a disponibilidade de dados e serviços, o que impede que a produção da empresa seja paralisada.

Essa gestão também atua de maneira a realizar a mudança de maneira integrada e correta. Isso evita falhas no sistema, assim como possíveis incompatibilidades que levem a erros e falta de disponibilidade em geral.

Melhora na governança

Se a mudança acontece de maneira mais segura e a disponibilidade é favorecida, agovernança do sistema também sai ganhando. A governança, inclusive, é um dos maiores problemas quando se fala em mudanças que ocorrem no setor de TI: a falta de familiarização com a nova solução ou mesmo a incompatibilidade com o que já existe na empresa pode levar a uma governança comprometida.

Entretanto, com a Gestão de Mudanças, tudo é feito pensando-se nos efeitos e resultados finais. Com isso, a governança não é comprometida e eventualmente é até melhorada devido ao mapeamento realizado pela gestão.

Maior alinhamento estratégico

A Gestão de Mudanças não é feita pensando-se apenas no setor de TI em si, mas também em toda a empresa. Como nessa gestão são avaliados todos os impactos da mudança, é mais fácil compreender como acontecem efeitos em cadeia na empresa e como uma alteração no setor de TI causará modificações em etapas igualmente importantes.

Isso permite um alinhamento estratégico do setor de TI com os objetivos da empresa, já que é possível selecionar mudanças que afetem a cadeira produtiva positivamente ou como o esperado pela gestão da empresa como um todo.

Mais produtividade

Como essa gestão consiste em um projeto e planejamento altamente relevantes, a mudança acontece de maneira mais rápida, porque existem menos fatores de interrupção ou que necessitem de atenção extra. Com isso, programar uma mudança é mais produtivo se for feito com tal gestão.

A produtividade em geral da empresa também é impactada por essa gestão já que há mais disponibilidade de serviços e mais alinhamento estratégico. Com as mudanças oferecendo mais benefícios do que problemas secundários, todos conseguem trabalhar de maneira melhor e mais focada.

Aumento da robustez para absorver novas mudanças

No setor de TI, mudanças acontecem praticamente a todo instante. Isso significa que a empresa precisa estar preparada para absorver todas essas necessidades de mudança e implementá-las tão logo quanto possível ou necessário.

Sem planejamento, fica difícil entender quais os impactos de uma mudança ou qual o melhor jeito de fazê-la, tornando o processo mais demorado. Por outro lado, a Gestão de Mudanças não apenas torna o processo mais fácil, como permite que a empresa absorva um fluxo maior de mudanças a serem realizadas. Isso aumenta a competitividade e eventualmente diminui os custos, já que a empresa encara menos erros e menos dificuldades em realizar essas mudanças.

A Gestão de Mudanças nas empresas traz benefícios importantes para o setor de TI e, em geral, para todo o negócio. Além de diminuir os riscos e avaliar melhor os custos, essa gestão também oferece mais disponibilidade, governança, produtividade e leva a um alinhamento estratégico e ganho de robustez. Fazer essa gestão, portanto, é uma forma de incrementar ainda mais os resultados positivos que essas mudanças podem trazer.

O que você acha sobre a Gestão de Mudanças? Quais seus desafios nesse caminho? Comente e participe.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *