Aprimore a gestão de TI e potencialize seus resultados

Gestão de TI é administração da infraestrutura de hardware, software, telecomunicações e pessoas visando alinhar esses elementos aos negócios da organização, reduzindo seus custos e alavancando vantagem competitiva.

Seja em qualquer empresa, de qualquer porte e em qualquer segmento, a tecnologia tem de facilitar a execução dos processos, ser confiável, útil e funcional. E isso é tudo parte do gerenciamento de TI, exigindo uma combinação de habilidades técnicas, visão de negócios, consciência operacional e capacidades de gestão. Todos esses elementos se combinam para criar as formas e os meios de criação e adaptação dos negócios.

Confira 3 frentes em que a gestão eficiente de TI beneficia as empresas:

1 – Suporte a gestão dos negócios

Uma boa gestão de TI cria condições para que o gerenciamento estratégico da empresa – o que inclui todos os departamentos, como finanças, vendas, marketing, produção, recursos humanos, dentre outros -, seja estabelecido com segurança e facilite o trabalho dos profissionais que atuam nessas áreas.

Cabe à TI, desenvolver ou encontrar no mercado as ferramentas e a infraestrutura necessária para o processamento dos dados. Também é da alçada dos gestores de TI estabelecer parâmetros e boas práticas de utilização destas ferramentas, sempre visando a segurança da informação e o desempenho das atividades do dia a dia corporativo com o apoio da tecnologia.

2 – Suporte técnico

Os gestores de TI proporcionam condições técnicas – hardwares, sistemas, infraestruturas de redes, telecomunicações, aplicações, etc. – de acordo com as demandas da operação, que surgem a partir das necessidades da empresa de cumprir seu planejamento estratégico de formas mais simples e eficientes.

3 – Suporte operacional

Também é da alçada da gestão de TI atender as necessidades do próprio departamento de TI, com ativos tecnológicos, segurança da informação, planos de contingência e gestão de projetos, além de estabelecer parcerias com fornecedores e contratar pessoal especializado.

Para aprimorar a gestão de TI na sua empresa é preciso se atentar aos seguintes pontos:

Defina processos

Classifique todos os produtos e serviços que sua equipe entrega ou pode entregar para a organização. Dá um certo trabalho fazer isso, porém, a partir daí fica mais fácil criar processos, definir cronogramas e prazos de entregas. Também fica mais fácil mostrar aos demais departamentos o que a TI pode oferecer e o que o restante da organização pode solicitar.

Gerencie projetos minuciosamente

A capacidade de gerir projetos é cada vez mais exigida dos departamentos de TI. Desde controle de orçamentos, passando por cumprimento de prazos, controle de custos, até o administrativo de pessoal, quanto mais bem gerenciados forem os projetos de TI, melhores serão as entregas e os resultados para o negócio.

Estabeleça parcerias

Cada vez mais, é preciso estabelecer parcerias com fornecedores de confiança, que tragam à organização os skills que faltam para compor com o que a equipe interna tem braço para fazer. Desde aquisição de sistemas até infraestrutura e monitoramento, um bom fornecedor de TI leva maturidade aos processos e uma visão diferente para solução de problemas e planos de crescimento.

Como está a gestão de TI da sua empresa? Você gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *