Os 5 maiores desafios dos CIOs

Alguns dos maiores desafios dos CIOs

Em um setor onde a maior certeza são as mudanças, o fundamental é a preparação para absorver as transformações e convertê-las em oportunidades.

Neste momento movida pelas inovações permanentes da computação em nuvem, bem como pela revolução imposta pela mobilidade, a área de tecnologia da informação deixou de ser uma atividade “back-office” para emergir como um ponto estratégico para as organizações.

E em meio a toda essa expectativa depositada sobre o trabalho dos profissionais da computação, os desafios do CIO (Chief Information Office, ou Diretor de TI) se tornam ainda maiores e mais complexos. Abaixo alguns dos maiores desafios enfrentados pelos CIOs:

Acesso aos dados e a segurança da informação

Há até alguns anos, os dados mais importantes das empresas eram acessados apenas por meio de servidores físicos, bem como por meio de discos rígidos presentes em máquinas sem grandes interligações, algo que, se por um lado se mostrava pouco prático, por outro, facilitava o controle de acesso à informações das empresas.

Entretanto, com a tendência de virtualização dos sistemas de informação, bem como em função do acesso aos dados da empresa por diversos aplicativos, inúmeros funcionários, o desafio de viabilizar a conectividade e manter a segurança da informação se torna um dos mais importantes desafios dos líderes de TI. Nesse aspecto o importante é utilizar uma plataforma robusta para integrar aplicações existentes na empresa.

Gerenciar equipes multidisciplinares

A vantagem competitiva proporcionada às empresas por meio das inovações da tecnologia da informação impõe aos líderes de TI maior engajamento nas questões estratégicas das organizações. Em outras palavras, mergulhar na redução de custos e na otimização da produção em escala é uma condição para o sucesso do profissional, desafio que pode ser facilitado com a montagem de equipes multidisciplinares e voltadas para a maximização da produtividade e resultado da companhia.

Incorporar inovações

Big DataCloud Computing são algumas novas tecnologias capazes de remodelar o sistema de produção e organização das empresas. Entretanto, repaginar uma organização com novos processos e frameworks sem se esquecer do esforço para redução de custos e aumento da margem de retorno certamente não será tarefa fácil aos líderes de TI.

Conectividade em qualquer lugar a qualquer tempo

As mudanças de rumo no cotidiano moderno proporcionadas pela mobilidade impõem aos CIOs o desafio de preparar as empresas para essa nova demanda de mercado, assim como para as novas oportunidades que virão a partir do mundo mobile.

Atualização dos profissionais de TI

Não é de hoje que a mudança gera o desafio de encontrar profissionais atualizados com as inovações do setor. Dessa forma, a elaboração de uma estratégia funcional visando o preenchimento dos gaps de conhecimento é um problema permanente aos gestores de TI e que se intensifica com a velocidade das mudanças tecnológicas que vem ocorrendo no mundo globalizado.

E você, conhece algum outro desafio que os líderes de TI precisam enfrentar? Deixe sua opinião!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *