10 ações de marketing online e offline para aumentar as vendas do seu negócio

Você está satisfeito(a) com as ações de marketing de sua empresa? Caso a resposta seja não, é hora de rever se os métodos utilizados até aqui são verdadeiramente assertivos para o seu tipo de negócio.

Atingir os objetivos desejados fica mais difícil quando não há um planejamento concreto. E esta falta de atenção pode fazer com que todo o empenho em conquistar clientes se perca pelo caminho. Hoje, há dezenas de estratégias diferentes em relação ao Marketing. Assim, é fundamental saber como e em que momento aplicá-las.

Neste post, vamos lhe explicar algumas das mais utilizadas ações de marketing no online e offline. Boa leitura!

10 ações de marketing para alavancar as vendas

Online

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo faz crescer sua rede de oportunidades e clientes através da criação e do compartilhamento de conteúdos relevantes. Tem como objetivo atrair e gerar confiança na sua marca, possibilitando a geração de negócios.

2. E-mail marketing

O envio de e-mails é algo muito valioso para uma empresa. A dica aqui é oferecer materiais que sejam benéficos para os destinatários, ou seja, com conteúdos de grande relevância para quem recebe.

3. Ações em mídias sociais

Segundo pesquisa, 62% da população está conectada através das redes sociais. Então, por que sua empresa deveria ficar longe delas? A questão fundamental é entender a linguagem de cada plataforma e aprender suas respectivas métricas, além de manter postagens recorrentes.

4. Marketing de influência

Essa abordagem utiliza a autoridade de formadores de opinião e/ou líderes sobre potenciais compradores. Para você ter uma ideia de sua importância, a edição mais recente de uma pesquisa sobre o estado do marketing de influência mostrou que 86% dos gestores usaram esse tipo de estratégia no ano passado e 92% disseram ter sido eficaz.

Através dele, as marcas criam e fortalecem uma relação junto aos principais influenciadores de seu mercado. Desta forma, conduzem o público que os segue a uma decisão de compra favorável.

5. Marketing de relacionamento

Hoje, os clientes é que escolhem como, quando e em quais canais de comunicação querem ser atendidos. Assim, a conectividade digital pode garantir o envio de respostas no momento ideal. Quanto maior a sua disposição para conversar, melhor o seu relacionamento com o cliente.

Afinal, quantas vezes você, como consumidor, foi até a concorrência porque não encontrou informações suficientes no site de uma determinada marca? Pense bem, seu cliente pode estar fazendo o mesmo com a sua empresa!

Offline

6. Marketing de guerrilha

A criatividade e a energia são qualidades básicas. Além da experiência proporcionada, elas são essenciais para que uma campanha de marketing de guerrilha faça sucesso — e sem a necessidade de investir grandes quantias de dinheiro. O ideal é despertar a curiosidade, é por isso que lugares frequentados pelo público em massa são ideais para aplicá-lo.

7. Assessoria de imprensa

É uma ótima estratégia para conseguir espaços em sites, jornais e até programas de TV. Dá a visibilidade que a marca precisa, sem um apelo comercial. Neste caso, é fundamental a figura do porta-voz da empresa, responsável por apresentar a organização junto ao público externo.

8. Ações no PDV

De acordo com um estudo, o consumidor brasileiro gasta, em média, 12% acima do previsto no ponto de venda (PDV). Além disso, cerca de 85% das decisões de compra no varejo nacional são realizadas apenas no local de compra.

Para isso, você pode incentivar as vendas com uma vitrine digital. Você pode explorar os recursos da TV para divulgar ações, promoções e sorteios.

É possível interagir com o consumidor por meio de hashtags ou divulgar fotos dos seus clientes utilizando os seus produtos, por exemplo. Esta é uma ótima técnica de marketing de prova social e influencia a conversão no PDV.

9. Campanhas de brindes

Os brindes servem como um estímulo adicional e podem tanto incentivar a equipe de vendas como fidelizar clientes. No primeiro caso, podem ser usados para engajar o desempenho dos colaboradores. Já na questão do consumidor, servem como um excelente modo de fixar a marca no topo da lista de referências.

É fundamental que ele tenha o logotipo de sua empresa e utilidade a quem vai recebê-lo. Caso contrário, pode tornar-se apenas mais um objeto esquecido na gaveta, desperdiçando recursos e empenho por parte da organização.

10. Programas de indicação

Esta ação tem por objetivo fazer com que seus clientes atuais tragam novas oportunidades de venda através de um sistema de recompensa. Tal ideia vem se mostrando uma poderosa metodologia para fortalecer a identidade de uma marca e otimizar os resultados.

Gostou de nossas dicas de ações de marketing? É claro que estas são algumas sugestões num universo repleto de estratégias. Independe de qual for adotada, o importante é buscar os melhores números para seu negócio.

Confira em nosso blog outros artigos para alavancar suas vendas. Até a próxima!

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