A TI nos negócios: oportunidades e melhorias

Em nossas vidas temos a tendência de encarar as dificuldades como problemas e geralmente não conseguimos enxergar saídas, soluções.

O mesmo pode acontecer em nossas atividades profissionais. Quando enxergamos “problemas” em processos ou sistemas em um cliente, devemos abrir nossos horizontes, ampliar nossa visão e senso crítico, pois podemos passar efetivamente a ver oportunidades.

Estas oportunidades podem ser desde simples melhorias, pequenos ajustes ou correções, ou até mesmo grandes projetos ou produtos. Devemos exercitar a capacidade de estarmos sempre bem informados, antenados, funcionando como espécie de “radar de oportunidades da TI nos negócios”.

Expensão com a TI nos negócios

As empresas buscam reduzir custos, mas também se consolidar no mercado, expandir seus negócios e melhorar significativamente seus resultados.

Manter-se no mercado é um desafio constante das organizações, independente de seu porte ou segmento, e é aí que podemos, como profissionais de TI, fazer a diferença. Criar processos inovadores ou simplesmente incrementar ou melhorar uma etapa do processo pode gerar impactos bastante positivos nos resultados.

Fugir da expressão popular “fazer arroz-com-feijão”, diversificar atuação de TI em segmentos emergentes, ser pioneiros, pesquisar e conhecer mais sobre os negócios, processos e tecnologias, pode nos ajudar a evoluir neste contexto, dando maior foco no Negócio e onde a TI pode mudar paradigmas.

Mas como podemos fazer a diferença neste universo corporativo tão competitivo? Faremos a diferença se tivermos foco no nosso cliente, se soubermos de fato “ouvir” nossos clientes e suas necessidades e usarmos a “flexibilidade” ao nosso favor.

Inovação com a TI nos negócios

Como citou recentemente o palestrante Alfredo Rocha, falando sobre Inovação: “O cliente precisa se apaixonar por nossos produtos e serviços”. Seguindo esta linha de pensamento, se usarmos habilidades como:

  • Antevisão: desenvolvermos outros pontos de vista;
  • Pensarmos em coisas novas (criatividade);
  • Fazermos coisas novas (inovação) ou se simplesmente ajustarmos/melhorarmos uma característica de um produto ou serviço, certamente teremos grandes possibilidades de estarmos à frente da concorrência e nos mantermos no mercado, de forma diferenciada.

A Teclógica já deu alguns passos nesta direção, dentre eles podemos destacar: a criação da área de Novos Negócios, bem como, a construção do produto Mobuss Plataforma de Mobilidade Corporativa e o Lançamento do produto Mobuss Construção.

Com ações como essas, a empresa espera ampliar seu mercado, estabelecer crescimento sustentável com geração de novos negócios, e clientes, e ser considerada um referencial no mercado de Tecnologia da Informação e Negócios.

Enfim, cada um de nós, em nosso dia a dia, pode contribuir e ajudar, com idéias e sugestões. Somos um grande time, uma grande equipe!

___________________________________________________

Leia também: Como eliminar as barreiras entre TI e negócios

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *