A importância do relacionamento e integração da TI com as áreas de negócio

Um dos grandes desafios enfrentados atualmente é a integração da TI com as demais áreas da empresa. A principal questão é garantir que a tecnologia possa funcionar como parte essencial do negócio, agregando valor e atendendo as expectativas da empresa.

No post de hoje, vamos abordar alguns pontos importantes que podem fazer toda a diferença para seu negócio. Confira!

Integração e colaboração da TI

Quando o assunto é integração, a primeira coisa que deve-se ter em mente é a colaboração. Nos últimos anos, a tecnologia da informação tem aumentado a sua importância de forma significativa, na medida que gera ganhos importantes para as corporações. Desta forma, o ambiente colaborativo proporciona ganhos como sinergia, otimização de custos, melhoria de performance, maior agilidade e conhecimento nos processos do negócio, na medida que as necessidades são atendidas com soluções tecnológicas.

Encurtar distâncias

Para tornar a participação da área de TI efetiva nos processos das áreas de negócio, é importante que os departamentos estejam alinhados e próximos, atendendo as expectativas de acordo com a necessidade que cada projeto requer.

Encurtando as distâncias causadas pelo desconhecimento dos processos internos de cada equipe, todos conseguem trabalhar de forma mais integrada e em busca dos mesmos objetivos. Desta forma, realizar reuniões de aproximação e acompanhamento são essenciais para geração de resultados positivos.

SLA’s alinhados ao negócio

De nada adianta ter equipes alinhadas e entrosadas, mas manter entregas desinteressantes para o negócio da empresa. Para que o SLA (ou Acordo de Nível de Serviço) seja mantido, os prazos de entrega e a qualidade do serviço oferecido devem estar alinhados às estratégias e necessidades de cada área de negócio.

Para isso, mais do que nunca, a integração da TI com as demais equipes deve ser incentivada, e sua atuação adaptada ao interesse dessas áreas. Afinal, ter um time de vendas ou uma parte da fábrica parada, por exemplo, significa menos resultados para todos, gerando impactos operacionais e financeiros para a corporação.

Foco no negócio

Não é raro encontrarmos dentro do ambiente empresarial equipes de TI completamente isoladas, sem nenhuma interação com os demais times. Isso ocorre principalmente devido à falhas na relação interna, já mencionada anteriormente. Por isso, estimular a troca entre as áreas é uma tarefa que deve partir tanto do gestor de TI quanto dos demais gestores, visando sempre focar nos objetivos estratégicos do negócio.

Promover reuniões direcionadas para discutir práticas e soluções tecnológicas que possam ser viabilizadas para melhoria de processos, contribuem para estreitar relações e gerar sincronia com as expectativas das áreas.

Otimização de custos

Através da integração da tecnologia da informação com as áreas negócios, é possível proporcionar ganhos operacionais significativos. Na medida em que processos são automatizados, resultados financeiros podem ser identificados, contribuindo para a melhoria contínua dos processos. Neste sentido, contar com parceiros especializados, proporcionará a potencialização dos resultados e  o compartilhamento de conhecimentos e práticas relevantes do mercado.

Preparado para integrar  a área de TI com a sua área de negócios? Já começou esse processo em sua empresa? Deixe seu comentário aqui e conte pra gente um pouco mais sobre sua experiência! Sua opinião é sempre bem vinda.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *