A importância do monitoramento de dados das aplicações de TI

É seguro dizer que, hoje, a maioria dos negócios depende fortemente de um bom gerenciamento de seus recursos de TI.

Ao tratamos do assunto, não podemos deixar de falar sobre como o monitoramento dos dados de aplicações pode revelar problemas para o negócio. A boa utilização desse recurso permite prever acontecimentos que podem impactar diretamente no funcionamento correto das áreas e processos.

Se você é um profissional que atua nesse segmento, independentemente de cuidar de 100 ou 10.000 usuários, esse assunto será de grande relevância. Nesse sentido, abordaremos alguns tópicos sobre como monitoramento das aplicações de TI pode ser importante para seu negócio.

Monitoramento de TI x Agilidade nos processos

A globalização da tecnologia fez com que o setor de TI se tornasse uma das áreas estratégicas em um negócio. Dito isso, os administradores capazes de aliar um processamento de qualidade com o controle de seus dados e aplicações, muitas vezes possuem destaque em um mercado competitivo.

Certamente o monitoramento dos dados traz ganhos em estabilidade, além de permitir o gerenciamento do negócio, criando um ambiente ágil para que todo o restante da empresa possa trabalhar sem interrupções.

Identificação preventiva dos problemas

Imagine um cliente cuja atividade dependa completamente dos recursos de TI. Não é apenas pela queda de produção, mas uma inatividade ou lentidão pode afetar também a qualidade do serviço que é prestado aos consumidores, o que causa graves danos à reputação de uma empresa.

O acompanhamento das aplicações de TI garante uma grande evolução nesse sentido. Os administradores podem trabalhar de forma mais proativa, já que os alertas de falha se tornam mais precisos, permitindo ações adequadas para que a realização de tarefas não seja afetada, de modo a não interromper ou prejudicar uma rotina inteira de expediente.

Implantação de novas tecnologias

Assim como as tendências do mercado se inovam, o avanço da tecnologia está fortemente atrelado a esse processo. Atualizar e ampliar um ambiente de TI com aplicações monitoradas é muito mais fácil, já que é possível pode determinar o momento certo e os recursos financeiros necessários ao projeto.

Todo investimento, em qualquer área de uma empresa, quando bem planejado pode reduzir custos desnecessários no futuro. Partindo do monitoramento, definitivamente o administrador estará apto a decidir tais questões com maior precisão.

Automação de processos

Atualmente, é possível estabelecer parcerias que podem resolver muitos dos problemas de recursos tecnológicos podem apresentar, através de uma equipe especializada. Com um ambiente monitorado, é possível exercer práticas de automação e manutenção em sistemas e aplicações.

A automação de processos colabora com a o monitoramento de TI, já que também registra as ocorrências e cria agilidade na resposta ao problema. Se a resolução chega mais rápido, os custos são menores para os clientes. Essas boas práticas fazem com que serviços como esse sejam acessíveis, inclusive a pequenas e médias empresas.

Resultados benéficos

  • Identificação de causa-raiz dos problemas oriundos de erros das aplicações;
  • Prevenção contra períodos de downtime (indisponibilidades) e garantia dos acordos de serviço (SLA);
  • Indicação contínua para melhorias de desempenho dos sistemas.

Realmente é fácil compreender como o monitoramento de TI pode ser trazer benefícios. Mas e você, leitor? Tem um gerenciamento eficiente de suas aplicações? Seu negócio consegue agregar valor aos clientes? Que tal deixar um comentário abaixo sobre suas experiências?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *