6 soluções de baixo custo para sua comunicação interna

6 SOLUÇÕES DE BAIXO CUSTO PARA SUA COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação interna é o diálogo que ocorre entre os diversos públicos de uma empresa, através do qual as informações formais e informais fluem. O ponto fraco da maioria das instituições está nessa área, mas isso acontece porque existe uma crença infundada de que as soluções para comunicação interna são caras, o que não é verdade.

A comunicação interna pode ter como suporte diversos canais, veículos e interfaces de baixo custo. Dessa forma, se estabelecem relações de poder, trabalho, aprendizado, convivência e sociabilidade entre os diversos agentes de uma organização.

Ela é de suma importância para viabilizar uma estreita interação entre a direção de uma empresa e seus colaboradores, garantir o pleno entendimento do direcionamento estratégico e tornar transparentes as ações gerenciais.

Neste post, vamos tratar sobre 6 soluções para comunicação interna que têm baixo custo de implantação e operação. Vamos lá?

1. E-mails

O e-mail é a ferramenta de comunicação mais barata, popular e acessível para empresas de todos os portes.

As comunicações formais da direção da empresa, transmitidas por essa ferramenta, podem adotar um visual padronizado, utilizando um template exclusivo, e devem ser redigidas de forma objetiva e coesa. É importante que essas comunicações tenham uma periodicidade definida de envio.

2. Blogs Internos

O blog é uma ferramenta que permite a comunicação online com todos os colaboradores da empresa. Sua atualização é instantânea.

Ele pode ser utilizado como um canal de aprendizado, no qual a organização vai veicular informações relevantes sobre os assuntos práticos e técnicos do seu cotidiano, de modo a nivelar e difundir o conhecimento acumulado. Com ele, a gestão do conhecimento corporativo encontra um canal de amplo alcance.

Além disso, ele ainda serve para abastecer ainda mais os comunicados enviados via e-mail transformando-os em uma newsletter interna com todas as novidades da empresa.

3. Intranet

Os assuntos corporativos podem ser tratados via intranet. Trata-se de um site de internet, cujo acesso é restrito somente aos colaboradores de uma empresa, por meio de login e senha.

Seu conteúdo pode ser segmentado por assuntos como “Palavra da Direção”, “Segurança”, “Meio Ambiente”, “Qualidade”, “Recursos Humanos” ou “Documentação Corporativa”, por exemplo, para organizar o fluxo da informação e agilizar o seu conhecimento.

Para se consolidar como canal de comunicação, a intranet precisa ser atualizada periodicamente, tanto em termos de conteúdo quanto visualmente, de modo a conferir-lhe dinâmica e atrair o interesse dos colaboradores.

Para empresas que têm unidades operacionais e administrativas localizadas em áreas geográficas distantes, a intranet se mostra como um excelente canal onde os colaboradores interagem e conhecem a verdadeira dimensão do negócio.

4. Redes sociais

As plataformas online de comunicação estão invadindo as organizações. As redes sociais corporativas estão bastante acessíveis e podem ser utilizadas para criar um ambiente colaborativo e inovador para a interação entre as pessoas e agilizar a difusão de conhecimento.

É possível criar uma rede social corporativa gratuitamente no Facebook, configurando um grupo secreto. Dessa forma, somente pessoas autorizadas têm acesso ao conteúdo ali disponibilizado.

É importante haver um moderador responsável por monitorar e gerenciar o conteúdo da rede social, a fim de moderar a veiculação de conteúdos publicados.

5. TV corporativa ou Mural Digital

A TV corporativa é uma solução de comunicação que pode ser utilizada para dar força às ações de endomarketing, além de educar e treinar colaboradores. Ela deve ter uma programação bem estruturada, com conteúdos atrativos (vídeos, imagens e notícias personalizados, etc.) que gerem valor para a organização e seus membros.

Além disso, a TV Corporativa pode ser utilizada como quadro de gestão à vista, dando mais relevância aos indicadores de desempenho e suas metas pretendidas. Assim, a clareza de como cada esforço individual contribui para o alcance dos resultados aumenta, dando aos colaboradores um sentimento de pertencimento ainda maior.

O mural de recados também ganha mais vida com a TV Corporativa. Recados curtos, notícias breves e mensagens motivacionais tem mais impacto e amplitude quando veiculados na TV Corporativa. O apelo visual chama mais atenção dos colaboradores e as mensagens conseguem atingir ainda mais pessoas.

A TV corporativa é um recurso de comunicação pouco explorado pelas organizações, seu alcance é ilimitado e sua atualização se dá de forma instantânea.

6. O velho e bom telefone

Smartphones corporativos com aplicativos de videoconferência e telefones fixos com recursos para vídeo ou teleconferência podem ser negociados a baixo custo com as operadoras de telefonia, facilitando as comunicações internas entre pessoas que estejam em localidades distintas.

As vídeo e teleconferências agilizam as comunicações internas e evitam ruídos e mal-entendidos, tornando a comunicação mais calorosa e interativa.

As soluções para comunicação interna devem ser adequadas às necessidades de cada organização. O conteúdo divulgado e a forma com a qual são utilizadas devem ser bem planejados e gerenciados.

Assim, evitam-se boatos ou rumores oficiosos e estabelece-se uma relação de confiabilidade entre todos os atores empresariais. Além disso, é possível agilizar a interação e o engajamento das pessoas nos processos e assuntos corporativos.

A maioria das soluções apresentadas é de baixo custo e pode ser incorporada ao sistema de comunicação de cada empresa gradativamente. Avalie todas elas e desfrute das funcionalidades que cada uma pode oferecer.

Lembre-se de que esse tipo de comunicação é primordial para tornar as pessoas mais produtivas e melhorar a performance geral da empresa. Portanto, os custos com a comunicação interna são, na verdade, um excelente investimento!

Gostou de conhecer melhor todas essas soluções para comunicação interna? Então, deixe um comentário! Queremos saber quais delas atendem melhor a sua empresa.

 

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