6 soluções de baixo custo para a comunicação interna da empresa

A comunicação interna da empresa é o diálogo que ocorre entre os diversos públicos dentro do ambiente corporativo. Através dela, as informações formais e informais fluem. O ponto fraco da maioria das instituições está nessa área, mas isso acontece porque existe uma crença infundada de que as soluções para comunicação interna são caras. O que não é verdade.

A comunicação interna pode ter como suporte diversos canais, veículos e interfaces de baixo custo. Dessa forma, se estabelecem relações de poder, trabalho, aprendizado, convivência e sociabilidade entre os diversos agentes de uma organização.

É de suma importância para viabilizar uma estreita interação entre a direção de uma empresa e seus colaboradores. Assim como garantir o pleno entendimento do direcionamento estratégico e tornar transparentes as ações gerenciais.

 

Neste post, vamos tratar sobre 6 soluções para comunicação interna da empresa, que têm baixo custo de implantação e operação. Vamos lá?

6 ferramentas para otimizar a comunicação interna da empresa gastando pouco

1. E-mails

O e-mail é a ferramenta de comunicação mais barata, popular e acessível para empresas de todos os portes.

As comunicações formais da direção da empresa, transmitidas por essa ferramenta, podem adotar um visual padronizado, utilizando um template exclusivo. Também devem ser redigidas de forma objetiva e coesa. É importante que essas comunicações tenham uma periodicidade definida de envio.

2. Blogs Internos

O blog é uma ferramenta que permite a comunicação online com todos os colaboradores da empresa. Sua atualização é instantânea.

Ele pode ser utilizado como um canal de aprendizado. Aonde a organização veicula informações relevantes sobre os assuntos práticos e técnicos do seu cotidiano, de modo a nivelar e difundir o conhecimento acumulado. Com ele, a gestão do conhecimento corporativo encontra um canal de amplo alcance.

Além disso, ele ainda serve para abastecer ainda mais os comunicados enviados via e-mail transformando-os em uma newsletter interna com todas as novidades da empresa.

3. Intranet

Os assuntos corporativos podem ser tratados via intranet. Trata-se de um site de internet, cujo acesso é restrito somente aos colaboradores de uma empresa, por meio de login e senha.

Seu conteúdo pode ser segmentado por assuntos como “Palavra da Direção”, “Segurança”, “Meio Ambiente”, “Qualidade”, “Recursos Humanos” ou “Documentação Corporativa”, por exemplo, para organizar o fluxo da informação e agilizar o seu conhecimento.

Para se consolidar como canal de comunicação interna da empresa, a intranet precisa ser atualizada periodicamente. Tanto em termos de conteúdo quanto visualmente. De modo a conferir-lhe dinâmica e atrair o interesse dos colaboradores.

Para empresas que têm unidades operacionais e administrativas localizadas em áreas geográficas distantes, a intranet se mostra como um excelente canal. Por lá, os colaboradores interagem e conhecem a verdadeira dimensão do negócio.

4. Redes sociais

As plataformas online de comunicação estão invadindo as organizações. As redes sociais corporativas estão bastante acessíveis e podem ser utilizadas para criar um ambiente colaborativo e inovador para a interação entre as pessoas e agilizar a difusão de conhecimento.

É possível criar uma rede social corporativa gratuitamente no Facebook, configurando um grupo secreto. Dessa forma, somente pessoas autorizadas têm acesso ao conteúdo ali disponibilizado.

É importante haver um moderador responsável por monitorar e gerenciar o conteúdo da rede social, a fim de moderar a veiculação de conteúdos publicados.

5. TV corporativa ou Mural Digital

A TV corporativa é uma solução de comunicação que pode ser utilizada para dar força às ações de endomarketing, além de educar e treinar colaboradores. Ela deve ter uma programação bem estruturada, com conteúdos atrativos (vídeos, imagens e notícias personalizados, etc.) que gerem valor para a organização e seus membros.

Além disso, a TV Corporativa pode ser utilizada como quadro de gestão à vista, dando mais relevância aos indicadores de desempenho e suas metas pretendidas. Assim, a clareza de como cada esforço individual contribui para o alcance dos resultados aumenta, dando aos colaboradores um sentimento de pertencimento ainda maior.

O mural de recados também ganha mais vida com a TV Corporativa. Recados curtos, notícias breves e mensagens motivacionais tem mais impacto e amplitude quando veiculados na TV Corporativa. O apelo visual chama mais atenção dos colaboradores e as mensagens conseguem atingir ainda mais pessoas.

A TV corporativa é um recurso de comunicação pouco explorado pelas organizações, seu alcance é ilimitado e sua atualização se dá de forma instantânea.

6. O velho e bom telefone

Smartphones corporativos com aplicativos de videoconferência e telefones fixos com recursos para vídeo ou teleconferência podem ser negociados a baixo custo com as operadoras de telefonia, facilitando a comunicação interna entre pessoas que estejam em localidades distintas.

As vídeo e teleconferências agilizam a comunicação interna da empresa e evitam ruídos e mal-entendidos, tornando a comunicação mais calorosa e interativa.

As soluções para comunicação interna devem ser adequadas às necessidades de cada organização. O conteúdo divulgado e a forma com a qual são utilizadas devem ser bem planejados e gerenciados.

Assim, evitam-se boatos ou rumores oficiosos e estabelece-se uma relação de confiabilidade entre todos os atores empresariais. Além disso, é possível agilizar a interação e o engajamento das pessoas nos processos e assuntos corporativos.

A maioria das soluções apresentadas é de baixo custo e pode ser incorporada ao sistema de comunicação de cada empresa gradativamente. Avalie todas elas e desfrute das funcionalidades que cada uma pode oferecer.

Lembre-se de que esse tipo de comunicação é primordial para tornar as pessoas mais produtivas e melhorar a performance geral da empresa. Portanto, os custos com a comunicação interna são, na verdade, um excelente investimento!

Gostou de conhecer melhor todas essas soluções para comunicação interna da empresa? Então, deixe um comentário! Queremos saber quais delas atendem melhor a sua empresa.

 

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