6 práticas para melhorar a gestão de TI

Alinhar o trabalho da equipe de TI com os objetivos da áreas de negócio é essencial para que todos processos funcionem corretamente dentro da empresa. Assim como é necessário realizar o  gerenciamento de projetos com prazos, custos e qualidade adequada, o gestor de TI deve buscar aplicar práticas de gestão que proporcionam benefícios importante para a área, garantindo o ganhos de eficiência e resultados.

Se ser um bom gestor de TI está entre os seus objetivos profissionais, confira agora 6 práticas indispensáveis para alcançar esse objetivo na sua empresa!

Procure se atualizar

Ter conhecimento técnico e manter-se sempre atualizado com as melhores práticas do mercado é importante para assegurar sua credibilidade e confiança para com os colaboradores geridos e com a diretoria. Por isso, pesquise eventos e feiras relacionados à sua área de atuação, acompanhe portais de notícias sobre o tema, converse com outros profissionais e não  deixe de realizar o benchmarking com os concorrentes.

Ainda neste sentido, é importante destacar os ganhos que podem ser gerados ao buscar parcerias especializadas, que podem contribuir com o conhecimento externo e permitir o foco no negócio.

Seguindo esses passos, você será capaz de passar credibilidade para a sua equipe e prever tendências e evitar que crises ocorram.

Lidere de forma justa e organizada

Um bom gestor não é um bom chefe, mas sim, um bom líder. Quando necessário, oriente ou mesmo cobre de sua equipe, buscando manter sempre o profissionalismo e a empatia.

Portanto, é preciso saber delegar, organizar e coordenar responsabilidades da melhor forma possível, garantindo que os seus geridos conheçam suas atividades e as cumpram com eficiência. Neste contexto, é possível utilizar ferramentas de gerenciamento de projetos, que permitem uma análise completa sobre o andamento dos projetos e  suas necessidades.

Seja um líder inspirador

Nada de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”: um bom gestor deve ser um exemplo no qual todos possam se espelhar. A melhor forma de evitar erros é analisando a sua conduta constantemente, avaliando se você está realmente dando o melhor de si para a empresa e para a sua equipe.

Crie situações inspiradoras, sendo sempre positivo e buscando o lado bom das coisas. Utilizar da comunicação para melhorar o relacionamento com a equipe e elogiar boas ideias é essencial para criar um ambiente agradável.

Motive sua equipe

Colaboradores felizes e motivados trabalham melhor. Reconheça o bom desempenho da sua equipe, incentive-a a desempenhar as atividades da melhor forma possível e os recompense sempre que forem além de suas obrigações.

Também é importante ficar atento às dificuldades que a sua equipe apresenta. Disponibilize-se para tirar dúvidas e, sempre que necessário, organize palestras, debates e treinamentos focados nos gargalos ou em temas considerados mais complexos.

Uma boa estratégia é deixar que os próprios colaboradores ministrem alguns treinamentos e talks. Assim, sua equipe saberá que é valorizada pela empresa e ganhará confiança para buscar se superar cada vez mais.

Mantenha um bom relacionamento

Busque se relacionar bem não apenas com os que integram sua equipe, mas com todas as outras áreas: conhecer, comunicar e manter um bom relacionamento com o maior número de pessoas dentro da empresa só traz benefícios ao gestor. Com essa estratégia colaborativa, muitos problemas ligados à sua equipe poderão ser analisados junto a outros funcionários e gestores.

Ter uma visão mais ampla dos negócios internos da empresa também possibilitará um planejamento estratégico mais eficaz, melhorando a atuação das equipes que dependem ou podem receber apoio da área de TI.

Além do relacionamento interno, também é importante manter contato com empresas parceiras e fornecedores. Desta forma, é possível identificar e alcançar ganhos de sinergia, contribuindo para negociações benéficas ao negócio.

Tenha flexibilidade

É importante ponderar sobre as decisões, ouvindo e dando feedbacks, para a equipe ou individualmente, considerando que cada colaborador é diferente e tem suas necessidades específicas. Desta forma, ser aberto para mudanças é essencial para garantir que novas formas de gestão possam ser realizadas, possibilitando a melhoria de resultados.

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