5 melhores práticas de atendimento para melhorar a experiência do cliente

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Você sabia que empresas que investem em estratégias para melhorar a experiência do cliente conquistam resultados surpreendentes? Satisfação, fidelização dos consumidores e um expressivo aumento de receita são apenas alguns desses bons resultados que sua empresa pode ter ao adotar esses métodos.

Nesse momento de grande competitividade, o que fará a diferença para conquistar a preferência do consumidor é, de fato, a experiência que ele terá ao relacionar-se com a sua marca.

É necessário um investimento, mas que com certeza valerá a pena já que, uma vez conquistado, o cliente não realizará apenas uma compra, mas permanecerá fiel à sua marca. Ele também será um defensor em potencial, contribuindo para que você conquiste mais clientes e cresça no mercado!

Qual é a importância da experiência do cliente para o seu negócio?

A experiência do cliente é um somatório de tudo que ele percebe ao ser atendido por sua empresa. Isso é o que fará com que ele retorne para comprar e, no caso de uma percepção positiva, recomende sua marca.

Confira alguns  pontos que comprovam a importância da experiência do cliente:

  • Aumento do nível de satisfação: empresas que investem nessas estratégias melhoram o nível da satisfação e evitam que o cliente procure o concorrente.
  • Aumento da procura pela marca e aquisição de produtos: uma vez que os clientes se sintam satisfeitos com o serviço ou o produto, a tendência é que mantenham o contato com a empresa.
  • Vantagem competitiva: A empresa que pensa em melhorar a experiência do cliente possui um grande diferencial, uma vez que poucas empresas pensam e investem nisso.

O preço não é mais um fator determinante para que um cliente opte por determinada marca ou produto. O consumidor atual avalia todos os aspectos envolvidos em sua experiência no atendimento.

Quais são as melhores práticas de atendimento para a experiência do cliente?

1. Criar boas experiências e humanizar o atendimento

O cliente quando procura uma marca ou produto, mesmo sem saber, busca um diferencial. Um deles é um atendimento mais humanizado, no qual serão avaliadas suas necessidades como ser humano, com expectativas e necessidades individuais.

Assim, as empresas devem cada vez mais valorizar cada contato feito com o cliente, tornando-o muito mais que um simples serviço prestado, mas um relacionamento de atenção e cordialidade. Por isso, atitudes simples podem ser tomadas a fim de que o consumidor não se sinta apenas mais um número na lista de clientes da empresa.

Um exemplo disso seria em relação ao envio de e-mails personalizados. Esse é um bom momento para aproximar o cliente da empresa, tendo em vista que a personalização é o caminho ideal para se levar até ele informações relevantes de seu interesse.

2. Utilizar a comunicação adequada

A linguagem adotada no atendimento ao cliente deve ser cordial, atenciosa e precisa. Isso é fundamental para garantir uma boa experiência do consumidor.

Uma comunicação eficaz com o cliente, principalmente quando é feita pelo Call Center, deve falar a língua do seu público, sempre tendo como orientação o tipo de serviço ou produto com o qual a empresa trabalha.

No entanto, excesso de informalidade no atendimento ao público não é bem vista em ambientes corporativos. O ideal é que se chegue ao meio termo e que se busque uma padronização no atendimento.

Por isso, a dica é evitar alguns vícios no atendimento ao cliente, dentre eles podemos citar: tratamentos íntimos, usar expressões muito técnicas ou muito rebuscadas — que dificultem o entendimento —, uso de diminutivo, gírias, regionalismo e gerundismos.

3. Manter o cliente informado sobre qualquer problema

É muito importante para qualquer consumidor saber sobre os prazos praticados pela empresa na qual fez determinada compra, como comprovação de pagamento, tempo de entrega, entre outros. Uma boa forma de colaborar com isso é por meio do rastreamento, conquistando cada vez mais a confiança do consumidor. Essa comunicação é essencial para que nessa fase a experiência do cliente seja satisfatória e ele retorne.

No entanto, ninguém está livre de problemas, atrasos ou qualquer outro contratempo. Por isso, a melhor atitude a ser tomada é informar ao cliente sobre o ocorrido e fazer os devidos esclarecimentos. Esse respeito com o consumidor é facilmente reconhecido e valorizado por ele. Isso contribui para uma boa imagem da empresa e conta ponto na satisfação do cliente.

Erros podem ocorrer, mas o importante é que sejam corrigidos. O objetivo é tentar fazer com que a experiência do cliente nessa fase seja a melhor possível!

4. Ser prestativo com o cliente

A boa qualidade no atendimento ao cliente inclui, principalmente, ser prestativo para ajudá-lo em qualquer dificuldade que ele venha a ter. Seja no atendimento inicial, seja no SAC ou Call Center. Afinal, quem é que não gosta de ser atendido com atenção, paciência e cordialidade?

Atribuições que requerem um tratamento especial, como extinguir dúvidas, apontar os melhores caminhos para resolução de problemas que surgem a todo instante, direcionar o consumidor para os canais competentes, devem ser executadas com a maior boa vontade e presteza — são prioridades e requerem muita paciência.

Por isso, é de vital importância que os funcionários dos setores de atendimento sejam pró-ativos, colaborando com o que puderem para a solução dos problemas e a satisfação do cliente. Assim, eles terão uma experiência satisfatória e voltarão sempre.

5. Mensurar a satisfação do cliente com frequência

A melhor e mais simples maneira que as empresas têm para avaliar o SAC de uma companhia é por meio de um feedback dos clientes. Por isso, se ao final de cada atendimento a companhia solicitar uma avaliação, ela terá em pouco tempo dados suficientes para avaliar a qualidade do atendimento ao cliente de forma satisfatória.

Seguindo essas boas práticas você poderá conquistar um atendimento de excelência em seu empreendimento, podendo então satisfazer, fidelizar e oferecer uma boa experiência ao seu cliente!

Ficou com dúvidas? Quer contar pra gente quais são as estratégias de experiência do cliente utilizadas na sua empresa? Deixe seu comentário e vamos continuar essa conversa!

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