5 erros comuns de TV Corporativa que devem ser evitados!

erros comuns de TV CorporativaA TV Corporativa é uma excelente ferramenta para melhorar a comunicação interna e realizar ações de endomarketing nas organizações. Por meio dela, é possível ter uma própria emissora de televisão dentro da empresa, produzindo programas ou telejornais que informem o dia a dia da organização, divulguem eventos, falem de atrações culturais, etc.

No entanto, os responsáveis pela implantação e funcionamento desse veículo devem estar atentos para evitar erros comuns de TV Corporativa na empresa. Nós listamos os 5 principais, para que você possa como identificá-los e evitá-los. Confira:

Linguagem inadequada

A linguagem e até mesmo a linha editorial adotada pela TV corporativa deve estar alinhada com as diretrizes organizacionais da empresa e também com o perfil do público interno.

Isso quer dizer, por exemplo, que se sua empresa for uma startup onde a maioria dos colaboradores é jovem e com um estilo mais alternativo, a linguagem da TV pode ser mais informal e próxima a realidade desse público. Agora, se a empresa for formada por uma maioria de funcionários mais sérios e com um perfil mais conservador, a linha editorial da TV deve ser mais formal.

Ferramenta de difícil manuseio

Nem sempre as empresas têm a disponibilidade de contratar uma equipe técnica completa com todos os profissionais necessários para o bom funcionamento de uma emissora de televisão. Por esse motivo, é essencial que, ao trabalhar com uma TV corporativa, se busque por ferramentas e softwares de um manuseio mais simples, evitando assim complicações na produção e transmissão do conteúdo.

Local inadequado ou pouco estratégico

Da nada adianta investir na implantação de uma TV corporativa se ela não irá ser assistida pelos colaboradores, não é mesmo? É por isso que os aparelhos transmissores devem ser colocados em locais estratégicos, para que as pessoas consigam parar e acompanhar a programação.

Uma ideia interessante é a de colocar os monitores de TV no restaurante da empresa, exibindo o conteúdo no horário de almoço dos colaboradores. Caso a empresa possua uma área de lazer como sala de jogos ou biblioteca, também pode deixar um televisor nesses locais.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

Características inadequadas do monitor

Para que o conteúdo da TV corporativa seja melhor visualizado pelos colaboradores, é necessário um grande cuidado com as características dos monitores escolhidos. O ideal é que os televisores sejam sempre com telas grandes e colocados em locais de fácil visualização, não ficando muito fora do campo de visão de onde as pessoas ficarão para assisti-los.

Falta de interação com o público

A comunicação, hoje em dia, é uma via de mão dupla. Aquele velho modelo em que apenas o emissor ditava as regras está ultrapassado e é por isso que as TVs corporativas precisam de interatividade.

Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil criar uma programação interativa. Os colaboradores poderão, por exemplo, participar de enquetes e interagir com a programação ao vivo por meio de e-mails e das redes sociais.

Entendeu quais são os erros comuns de TV corporativa? Agora é só ficar atento para não cometê-los e fazer da comunicação interna da sua empresa um case de sucesso! Se quiser saber mais, assine nossa newsletter e receba mais informações como essa no seu e-mail.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *