Comunicação institucional: 5 dicas para ter sucesso

Ao pensarmos em comunicação institucional, é importante reforçar que: permanecer no famoso “mais do mesmo” já não adianta. Esperar que apenas a publicidade tradicional atraia os consumidores, tampouco. Muito menos ignorar o fato de que a internet mudou a forma como nos relacionamos, comunicamos e tomamos nossas decisões de compra.

Se, por um lado, você possui concorrentes capazes de oferecer ao mercado o mesmo padrão de qualidade dos seus produtos e serviços. Por outro os consumidores exigem que as empresas se diferenciem cada vez mais, e se comuniquem com seus públicos de forma ágil e personalizada.

Sem dúvida, o cenário é desafiador. As empresas buscam constantemente por soluções que aumentem a visibilidade de suas marcas. Também querem que seus diferenciais sejam comunicados de forma clara, assertiva e alinhada aos objetivos de negócios da organização.

Diante disso, um dos pilares de atuação mais importantes para fortalecer a marca nos ambientes interno e externo, é a comunicação institucional. E é sobre isso que falaremos hoje. Neste post, reunimos 5 dicas para que você tenha sucesso no planejamento e execução da comunicação de sua empresa. Confira!

O que é comunicação institucional?

Em primeiro lugar, antes de entrarmos nos passos mais importantes para realizar uma comunicação institucional de sucesso, precisamos entender o que, de fato, quer dizer esse conceito.

Basicamente, a comunicação institucional tem o objetivo de intermediar o relacionamento de uma organização com todos os seus públicos. Sejam eles funcionários, clientes, parceiros, órgãos de classe, imprensa, autoridades etc. De modo a garantir que todos eles tenham percepções semelhantes sobre as características e diferenciais da empresa. Para construir reputação e imagem consistentes e homogêneas.

Logo, é por meio dela que se realiza o planejamento de toda a comunicação da companhia. Assim como a definição das políticas, dos objetivos para os públicos interno e externo. Também por meio da comunicação institucional é feito o desenvolvimento de projetos para diferentes mídias, a realização de eventos, gerenciamento de crise de imagem, pesquisas de marca, de produtos e de clima interno — entre outras ações.

Você pode notar que é variado o leque de possibilidades da comunicação institucional. Sem ela, as empresas não se posicionam no mercado, não atraem o público-alvo e não conseguem otimizar seus resultados de negócios.

Como garantir uma comunicação institucional de sucesso?

Agora, compreendida a importância e a abrangência da comunicação institucional, alguns passos são essenciais para que a empresa em que você atua desenvolva uma estratégia que verdadeiramente colabore com os objetivos e metas traçados para o negócio.

Vejamos quais são eles:

1. Saiba a missão, a visão e os valores de sua empresa

É impossível comunicar os diferenciais da empresa para os públicos interno e externo se a própria organização não possuir o conhecimento claro sobre eles.

Então, o primeiro passo para realizar uma comunicação institucional de sucesso é desenvolver os pilares que definem o posicionamento da empresa no mercado. Isso deve ser feito de forma alinhada com a alta gestão:

  • Sua missão, o propósito que justifica a existência da empresa no mercado;
  • Os valores que sustentam sua atuação no mercado;
  • Sua visão de futuro para o negócio e para o setor em que atua.

Esses três pilares servirão de alicerce para que a empresa defina o tom de sua comunicação com os colaboradores e com o mercado. Bem como as mensagens-chave a transmitir e os canais mais adequados para se comunicar com cada público.

2. Conheça o público alvo

Quando direcionada ao público certo, a comunicação institucional atingirá excelentes resultados. Transmitida pelas mídias mais adequadas e com linguagem adaptada para cada persona.

Também, é preciso investir recursos financeiros e humanos. Dessa forma é possível manter um banco de dados atualizado sobre o comportamento e preferência dos clientes e colaboradores. E assim, a partir do perfil desses públicos, realizar comunicações segmentadas interessantes e que gerem as respostas esperadas.

3. Faça um planejamento para o ano todo

O planejamento estratégico de comunicação institucional deve ser feito no fim do ano anterior. Tem que estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa como um todo. E abarcando tudo o que for possível prever, como demandas de comunicação — tanto para o público interno como para o externo.

Essa antecipação permite a melhor gestão das atividades do dia a dia. Assim como a realização de ações alinhadas entre si. Fazendo com que umas reforcem as outras e promovam uma presença consistente da marca no mercado.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

4. Tenha foco no relacionamento com seus públicos

A percepção que os consumidores possuem sobre as marcas não é formada apenas pelas ações de comunicação que as empresas realizam nas mídias diversas. Também é, pela forma como as organizações tratam as pessoas.

Então, para fortalecer as ações de comunicação institucional, é importante desenvolver um plano consistente de ações de relacionamento com o público interno e externo.

Além disso, estabeleça uma rotina para responder aos contatos recebidos em todos os canais.  Promova também uma boa experiência dos públicos com a marca.

5. Promova a satisfação e engajamento do público interno

Um capital humano engajado nos objetivos da empresa, motivado a trabalhar da melhor forma possível e satisfeito com o reconhecimento recebido é o maior diferencial que uma empresa pode ter frente a seus concorrentes.

 

Portanto, enxergue nos colaboradores um dos pilares mais importantes da comunicação institucional de sucesso. Foque esforços para manter o público interno bem informado, alinhado com as metas da empresa e orgulhoso com o papel que desempenha.

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3 Comentários


    1. Bom dia André,

      Ficamos felizes que nosso conteúdo tenha agregado para seus conhecimentos!

      Abraço,
      Equipe Teclógica.

      Responder

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