5 dicas para uma boa gestão de projetos de TI

Equipe

Quando o assunto é gestão de projetos de TI, toda atenção dos gestores é necessária. Afinal, uma gestão de projetos eficaz garante a qualidade das entregas e permite facilitar e atender as necessidades de negócio.

Como os gestores de TI precisam entregar soluções cada vez mais rápidas, se relacionando com a equipe, com os fornecedores e com a áreas interessadas, é importante saber lidar com solicitações que podem ser conflitantes.

Pensando nisso, elencamos aqui algumas dicas práticas para ajudar você a melhorar a forma como lida com seus projetos. Acompanhe!

1. Alinhe os projetos prioritários com a área de negócios

Juntamente com a área de negócios, é importante avaliar o impacto que cada projeto trará para a empresa, a urgência dos resultados e o que pode ficar em segundo plano. Este planejamento permite alinhar a utilização dos recursos envolvidos e otimizar a organização das atividades.

Os estágios iniciais de qualquer gerenciamento de projetos de TI envolvem avaliação, priorização e planejamento. Isso significa que é muito importante saber alinhar os projetos de maneira adequada para atender as expectativas.

2. Cuide do planejamento dos seus projetos

O trabalho de desenhar o escopo, traçar planos de ações e criar cronogramas realistas faz toda a diferença na gestão de projetos de TI. Cada projeto possui suas características específicas, exigindo um planejamento próprio.

Com o planejamento realizado, haverá um prazo para acompanhar o andamento do projeto, permitindo verificar se as tarefas estão sob controle, assim como tomar as medidas necessárias para atender os prazos estipulados.

3. Evite alterações de projeto

Seguir o planejamento é muito importante para padronizar os processos e facilitar o mapeamento de erros e acertos. Além disso, essa prática diminui as chances de identificar novas necessidades somente durante o andamento das tarefas.

Deste modo, é importante que o escopo seja devidamente conhecido e aprovado pelos envolvidos no projeto, evitando que futuras alterações impactem no cronograma estabelecido.

4. Realize reuniões periodicamente

Para uma gestão de projetos de TI eficiente, é extremamente importante realizar um acompanhamento frequente das atividades realizadas. Desta forma, é essencial realizar reuniões para verificar o andamento das atividades e avaliar resultados.

Os encontros também são importantes para que os envolvidos nos projetos possam expressar suas necessidades, ideias e sugestões, contribuindo para melhoria na gestão das tarefas.

5. Esteja atento com a comunicação

Por fim, uma dica para levar para todas as relações na empresa: alinhe as expectativas dos envolvidos em seus projetos com frequência. Para isso, estabeleça uma boa comunicação com todas as partes interessadas nos projetos.

Portanto, é extremamente importante trocar constantemente informações, seja através de e-mail, telefone ou reuniões. Assim, é possível garantir que qualquer informação que impacte no projeto seja de conhecimento do gestor.

E você, o que achou dessas dicas? Restou alguma dúvida sobre como potencializar a gestão de projetos de TI? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *